Dificuldades na Formação do Pensamento Geográfico nos Estudantes do Ensino Médio
DOI:
10.46551/rc24482692202432Palavras-chave:
Desafios pedagógicos, Ensino Médio/Geografia, Educação Integral, Formação dos estudantes, Pensamento GeográficoResumo
O presente artigo é resultado de um estudo que aborda as dificuldades de se ensinar o pensamento geográfico aos estudantes do Ensino Médio, tomando como base a importância da formação integral do estudante, proporcionando a compreensão das dinâmicas sociais, econômicas, políticas e ambientais que permeiam o espaço geográfico. Este trabalho visa mostrar as dificuldades dos professores de Geografia do Ensino Médio em conseguir ensinar a importância da Geografia na formação cidadã. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com foco na compreensão aprofundada e contextualizada das características em questão, a partir das discussões e leituras realizadas nas aulas da disciplina Epistemologia do Ensino de Geografia, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Sobrinho/UnB. A leitura e análise dos textos propostos possibilitaram um estudo que evidenciasse tendências, lacunas e oportunidades de aprimoramento no ensino de Geografia no Ensino Médio, com ênfase em melhorias para os estudantes do Centro de Ensino Médio em Período Integral João Honorato. Essa abordagem permitiu identificar desafios, boas práticas e possíveis áreas de desenvolvimento, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da prática pedagógica e para a qualificação do ensino e da aprendizagem de Geografia no Ensino Médio dessa Unidade Escolar.
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