Diretrizes para autores

Condições para submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

Diretrizes para autores

1)  O artigo deve ser enviado pelo sistema eletrônico Open Journal Systems - OJS (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados).

2) O conteúdo expresso e publicado é de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es), isentando a  revista Cerrados de quaisquer responsabilidades.

3)  artigo deve ser inédito, não ter sido submetido e/ou publicado em um outro periódico, livro e eventos científicos.

4) O autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo em cada número da revista. A partir de 10-05-2020, o artigo deverá ter no máximo três autores. 

4.1) Pelo menos um (a) autor (a) ter a titulação mínima de Doutorado e ser Docente de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

4.1) Na CAPES, a Revista Cerrados tem como área de referência à Geografia, isso limita a publicação de artigos de autor (a) vinculado (a) a área interdisciplinar.

5) Os artigos podem ser escritos e enviados para avaliação exclusivamente em Português para as contribuições de autores brasileiros, permitindo-se aos autores estrangeiros trabalhos em Inglês, Francês ou Espanhol.

6) Serão aceitos trabalhos em forma de artigos oriundos de pesquisas em publicações a partir de 2024.

6.1) Artigo traduzido de relevância científica para a Geografia será publicado, com a autorização do (a) autor (a) e da Revista/Editora que publicou o texto original.

7) A extensão do texto poderá variar de 15 a 30 páginas para artigos e traduções (as traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e o original do texto).

8) Os textos devem ser apresentados em letra tamanho 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5, folha A4, margens 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm(direita e esquerda).

9) O(s) autor(es) deverá(ão) encaminhar os trabalhos completos, definitivamente revisados por profissionais da língua portuguesa (revisão ortográfica atualizada) e de outros idiomas quando for o caso.

9.1) No processo de envio do artigo é obrigatório preencher o metadados com o link do Orcid, a titulação e o vínculo institucional.

10) Estrutura do texto:

10.1- Título do trabalho no idioma que o texto foi escrito, acompanhado de duas traduções para idioma estrangeiro, seguindo os resumos.

10.2- Nome(s) do(s) autor(es) por extenso – abaixo do nome(s) colocar a vinculação institucional e o contato eletrônico (e-mail).

10.3- Resumos (trilíngue) – Para artigo escrito em Português, o resumo deverá ser  em Português, com até 200 palavras, acompanhado de um resumo em inglês e outro resumo em Espanhol ou Francês. Sendo necessária a tradução dos resumos dos idiomas estrangeiros por profissionais especializados, uma vez que não deve ser utilizado o tradutor automático. Lembrando que o artigo escrito em língua estrangeira deverá ter o segundo resumo em Português.

10.4 – Palavras-chave: utilizar no mínimo três e no máximo cinco palavras, acompanhando os resumos.

10.5 – O texto deverá apresentar uma introdução (apresentação do tema, problema, objetivo e metodologia).

10.6 – Desenvolvimento da discussão – utilizar os títulos/subtítulos, sem numeração, para desenvolver uma sequência da redação científica, visando uma coerência e coesão da discussão.

10.7 – Conclusões ou considerações finais – apresentar de forma sintetizada os resultados das discussões desenvolvidas no texto.

10.8 – Agradecimento à (s) instituição (ões) de fomento, caso tenha (m).

10.9 – Referências.

11 - As resenhas e notas dispensam o resumo e as palavras-chave. E as entrevistas devem seguir a forma de pergunta (entrevistador) e resposta (entrevistado).

12) Formatação do texto, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, nova edição da NBR 14.724 publicada em abril de 2011; segunda edição da NBR 15.287 publicada em abril de 2011 e terceira edição da NBR 10.719 válida a partir de julho de 2011.

12.1 - Sugestões de manuais de normalizações:

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 9. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 263 p.

FUCHS, Angela Maria Silva; FRANÇA, Maira Nani; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013. 286 p.

13) Citações:

13.1 – Citação indireta – é obrigatório colocar o nome (científico) do autor e o ano de publicação. Observação: quando o nome do autor vier antes da citação, colocar somente a letra inicial do nome em maiúsculo e o ano da publicação deverá estar entre parênteses; ex: Segundo Leite (2015). E quando o nome do autor vier após a citação, o mesmo deverá estar todo em maiúsculo entre parênteses juntamente com o ano da publicação, exemplo: (Leite, 2015).

13.2 – Citação direta curta e longa:

13.2.1 – Citação direta curta: aquela citação de até três linhas, que deve estar no corpo do texto e entre aspas duplas, também apresentar o nome do autor, o ano da publicação e o número da página de onde foi retirada a citação.

Observação: quando o nome do autor vier antes da citação, colocar somente a letra inicial do nome em maiúsculo e o ano da publicação e a página deverá estar entre parênteses; ex: Segundo Leite (2015, p. 1), “Geoprocessamento é ......”. E quando o nome do autor vier após a citação, o nome do autor deverá estar todo em maiúsculo em entre parênteses juntamente com o ano da publicação e o número da página, exemplo: “Geoprocessamento é ......” (Leite, 2015, p. 1).

13.2.2 – Citação direta longa: aquela citação superior a três linhas, deve ser destacada no texto, com recuso de quatro centímetros para esquerda, com espaçamento simples e com letras de tamanho 10 (dez). Para colocar o nome do autor, ano da publicação e número de página, vejam os exemplos do item 13.2.1.

Observação: consultar normas da ABNT para outros tipos de documentos citados.

14 – Ilustrações (mapas, fotografias, esquemas, tabelas, gráficos, dentre outros).

14.1 – Títulos (obrigatórios) deverão ser numerados consecutivamente e colocados na parte superior da ilustração.

14.2 – Fontes (obrigatórias) devem ser colocadas na inferior da ilustração em letras de tamanho 10.

14.3 – No caso de tabelas, quadros e gráficos, na parte interna, os textos e números devem ser digitados no tamanho 10.

  1. 4 – As imagens devem ser salvas em JPG, com 300 dpis, visando imagens de boa qualidade.

15- Notas de rodapé – devem ser usadas somente quando indispensáveis para compreensão do texto, colocadas ao pé da página, indicadas por numeração ascendente, digitadas em tamanho 10.

16 - Referências – elencar somente as citadas no corpo do texto, dispostas em ordem alfabética crescente de A para Zde acordo com as normas da ABNT.

Exemplos:

Livro

SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. Páginas.

Exemplo: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 302 p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org.,). Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Páginas. página inicial – página final do capítulo.

Exemplo: VILAÇA, Flávio. Problemática do transporte urbano no Brasil. In: SILVEIRA, Márcio Rogério (Org.). Circulação, transportes e logística: diferentes perspectivas. São Paulo: Outras Expressões, 2011. 624 p. p. 377-381.

Artigos

SOBRENOME, Nome (do autor do artigo). Título do artigo. Nome da Revista, Cidade, volume, número, página inicial e final do artigo, ano da publicação.

* Observação: Revista Eletrônica acrescentar: Disponível em: <colocar aqui o link de acesso>.  Acesso em: colocar aqui a data de acesso ao documento.

Exemplos:

PEREIRA, Luiz Andrei Gonçalves; FERREIRA, William Rodrigues. Logística de transportes, comércio internacional e fluxos das exportações no norte de Minas Gerais. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 67 - 85, mar. 2016. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/40368>. Acesso em: 08 jun. 2016.

 Tese/Dissertação/Monografia

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação/Monografia. Data de publicação. Número de folhas. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/ Mestrado/ Graduação em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

PEREIRA, Anete Marília. Cidade Média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. 350 f. Tese (Doutorado em Geografia), Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

Demais referências: consultar as normas da ABNT.