Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) no Norte de Minas Gerais
Keywords:
regionalização; saúde; consórciosAbstract
A Regionalização é um princípio organizacional do sistema de saúde no Brasil. É considerado como a diretriz que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde, com o propósito de organizar as ações e serviços do referido setor, a fim de garantir o direito da população à saúde e potencializar os processos de planejamento, negociação e pactuação entre os gestores municipais. Com base nessa premissa o presente artigo aborda uma das ações dentro do processo de regionalização da saúde, que é a formação e implementação de consórcios intermunicipais de saúde. O recorte espacial escolhido foi a macrorregião de saúde Norte de Minas, uma das regiões onde os serviços de atenção à saúde ainda são bastante precários. Analisamos, portanto, a regionalização proposta pelo estado e a formação dos consórcios de saúde na região.
Downloads
References
BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil. 1988, Brasília: Senado Federal.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1937.
________. LEI N° 8080/90. LEI ORGÂNICA DA SAÚDE. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
________. LEI N° 11.107/2005. Lei dos Consórcios Públicos que determina que a contratação de pessoal para o regime de consórcios seja feita conforme os ditames da CLT.
________. LEI N° 6.229/1975. Lei que estruturou o Sistema Nacional de Saúde no Brasil.
________. LEI N°1.920/1953. Lei que cria o Ministério da Saúde e dá outras providências.
Colegiado dos Consórcios de Secretários Executivos do Estado de Minas Gerais (COSECS/MG). Perfil dos consórcios intermunicipais de saúde de Minas Gerais. 2007.
GIL DE LIMA, A.P. Os consórcios intermunicipais de saúde e o Sistema Único de Saúde. Caderno de saúde pública. Rio de Janeiro, vol.16, n°4, p. 985-996, 2000.
GONDIM, G.M.M. et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In: MIRANDA, A.C., BARCELLOS, C., MOREIRA, J.C., MONKEN, M. Território, ambiente e saúde. (Org.) Rio de Janeiro, editora Fio Cruz, 2008.
IBGE - Instituto Brasileiro de geografia e estatística. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2005. Rio de Janeiro.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conferência Nacional de Saúde: o consórcio e a gestão municipal. 1997. Disponível em http://www.datasus.gov.br/cns
OLIVEIRA, A.C., SIMÕES, R. F., E ANDRADE, M.V. Regionalização dos serviços de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial em Minas Gerais: estrutura corrente versus estrutura planejada. Belo Horizonte, 2004.
PEREIRA, A.M. Cidade média e região: O significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerias. 347f. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO/PDR DO ESTADO DE MINAS GERAIS/. 2009. CIB/SUS/MG.
RODRIGUES, A. A, Cooperação intermunicipal no âmbito do SUS. Tese (Doutorado em Economia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SES. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Disponível em http: www.saude.mg.gov.br.
VASCONCELLOS, M.M. Serviços de saúde: uma revisão do processo de regionalização, análises dos padrões espaciais e módulos de localização. 1997. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/consorcio_mg.pdf
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2010 Revista Cerrados
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
In this journal, the copyrights for published articles belong to the author (s), with the rights of the first publication belonging to Revista Cerrados. The articles are publicly accessible, free to use, their own assignments, educational assignments and non-commercial applications.