A comida como linguagem e o mercado como cozinha: a alimentação em mercados públicos enquanto um símbolo social

Authors

DOI:

10.46551/rc24482692202223

Keywords:

Mercado Público. Lugar. Comida-Linguagem. Símbolo.

Abstract

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão e análise sobre a simbologia do alimentar-se em mercados públicos e problematizar sobre a estratégia metodológica de um estudo de caso realizado no Mercado Municipal de Diamantina (MG). Baseando-se em um marco teórico pautado nos conceitos de “comida-linguagem” e “cozinha-mercado” presentes na obra de Lévi-Strauss (1991; 2006) e “habitus” de Bourdieu (1987; 1998) aos quais se agrega a clássica categoria geográfica Lugar, a partir de cuja reelaboração compreendeu-se que historicamente o Mercado revela-se como um espaço passível de intervenções sociais e políticas públicas, não relacionados apenas a fatores econômicos – vale ressaltar – e visualizando tal estabelecimento público como um Lugar que simboliza a reprodução e construção de uma cultura popular local e no qual o “habitus” de alimentar-se vincular-se-ia a diversificadas identidades intrínsecas aos frequentadores, como a regional, familiar, comunitária e rural/urbana.

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Author Biographies

Mariana Rodrigues da Costa Neves, Federal University of Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, MG, Brazil

Graduated in Tourism from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Master in Geography from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and PhD in Geography from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). She is currently a Professor at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF).

 Address: Rua José Lourenço Kelmer, no number – São Pedro, Juiz de Fora, MG.

José Antônio Souza de Deus, Federal University of Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil

Graduated in Geology from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Master in Geography from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and PhD in Geography from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He is currently a Professor at the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

 Address: Av. President Antonio Carlos, b. 6627 – Pampulha, Belo Horizonte, MG.

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Published

2022-09-15

How to Cite

NEVES, Mariana Rodrigues da Costa; SOUZA DE DEUS, José Antônio. A comida como linguagem e o mercado como cozinha: a alimentação em mercados públicos enquanto um símbolo social. Revista Cerrados, [s. l.], vol. 20, no. 02, p. 164–182, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692202223 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4710. Acesso em: 22 jul. 2024.