A Educação do Campo como enfrentamento à colonialidade no Brasil

Authors

DOI:

10.46551/rc24482692202222

Keywords:

Educação do Campo. Colonialidade. América Latina.

Abstract

O campo brasileiro constituiu-se por meio de tensionamentos históricos que repercutiram em toda nossa organização social como país. O Brasil foi estruturado sob a égide da colonialidade que configurou o lugar social em que os territórios e povos camponeses foram posicionados. O objetivo deste ensaio teórico é discutir a relação da Educação do Campo com o enfrentamento da colonialidade historicamente imposta na América Latina, com foco no Brasil. Neste país, as lutas pelo direito à educação trouxeram a afirmação do campo como território de sujeitos de direitos, ao contrário da colonialidade, que marginalizou em sua racionalidade moderna os grupos humanos não-brancos e os territórios rurais. Quando, já no século XX, também os países latino-americanos fizeram sua inserção nos novos arranjos capitalistas, os territórios rurais e suas populações permaneceram associados ao atraso e à ignorância, já que o pretendido desenvolvimento e modernização estiveram concentrados na industrialização urbana pela via dependente e subordinada aos interesses dos países centrais. E é aqui o ponto central de disputas assumidos pela Educação do Campo. Ela luta pelo direito à educação, mas associada ao conjunto dos demais direitos que exigem um novo lugar social, político, cultural e econômico dos sujeitos e territórios camponeses. Assim, ela reposiciona o projeto de país e de sociedade brasileira considerando a relevância camponesa em sua constituição e, dessa forma, se faz resistência à colonialidade historicamente estruturante da sociedade brasileira e, consequentemente, latino-americana.

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Author Biographies

Júlio César de Almeida Pacheco, Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

Graduated in Biological Sciences from the Federal University of Viçosa (UFV) and Master in Education from the Federal University of Viçosa (UFV). He is currently a Doctoral Student in Education at the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

 

Address: Federal University of Minas Gerais, School of Education, Pampulha, CEP 31270901 – Belo Horizonte, MG – Brazil

Luiz Paulo Ribeiro, Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

Graduated in Psychology from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas), Master in Health Promotion and Violence Prevention from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and PhD in Education: Knowledge and Social Inclusion from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He is currently Professor of Educational Psychology at the School of Education of the Federal University of Minas Gerais (FaE-UFMG).

 

Address: Federal University of Minas Gerais, School of Education, Pampulha, CEP 31270901 – Belo Horizonte, MG – Brazil

Emmanuel Duarte Almada, Minas Gerais State University (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

É Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é Doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor de Educação Ambientel e Etnoecologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Endereço: Avenida São Paulo, 3996, Bairro Vila Rosário, Ibirité, MG – Brasil, CEP 32.415-250.

 

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Published

2022-09-14

How to Cite

PACHECO, Júlio César de Almeida; RIBEIRO, Luiz Paulo; ALMADA, Emmanuel Duarte. A Educação do Campo como enfrentamento à colonialidade no Brasil. Revista Cerrados, [s. l.], vol. 20, no. 02, p. 132–163, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692202222. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4791. Acesso em: 5 jul. 2024.