A Educação do Campo como enfrentamento à colonialidade no Brasil

Authors

DOI:

10.46551/rc24482692202222

Keywords:

Educação do Campo. Colonialidade. América Latina.

Abstract

O campo brasileiro constituiu-se por meio de tensionamentos históricos que repercutiram em toda nossa organização social como país. O Brasil foi estruturado sob a égide da colonialidade que configurou o lugar social em que os territórios e povos camponeses foram posicionados. O objetivo deste ensaio teórico é discutir a relação da Educação do Campo com o enfrentamento da colonialidade historicamente imposta na América Latina, com foco no Brasil. Neste país, as lutas pelo direito à educação trouxeram a afirmação do campo como território de sujeitos de direitos, ao contrário da colonialidade, que marginalizou em sua racionalidade moderna os grupos humanos não-brancos e os territórios rurais. Quando, já no século XX, também os países latino-americanos fizeram sua inserção nos novos arranjos capitalistas, os territórios rurais e suas populações permaneceram associados ao atraso e à ignorância, já que o pretendido desenvolvimento e modernização estiveram concentrados na industrialização urbana pela via dependente e subordinada aos interesses dos países centrais. E é aqui o ponto central de disputas assumidos pela Educação do Campo. Ela luta pelo direito à educação, mas associada ao conjunto dos demais direitos que exigem um novo lugar social, político, cultural e econômico dos sujeitos e territórios camponeses. Assim, ela reposiciona o projeto de país e de sociedade brasileira considerando a relevância camponesa em sua constituição e, dessa forma, se faz resistência à colonialidade historicamente estruturante da sociedade brasileira e, consequentemente, latino-americana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlio César de Almeida Pacheco, Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

Graduated in Biological Sciences from the Federal University of Viçosa (UFV) and Master in Education from the Federal University of Viçosa (UFV). He is currently a Doctoral Student in Education at the Federal University of Minas Gerais (UFMG).

 

Address: Federal University of Minas Gerais, School of Education, Pampulha, CEP 31270901 – Belo Horizonte, MG – Brazil

Luiz Paulo Ribeiro, Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

Graduated in Psychology from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC Minas), Master in Health Promotion and Violence Prevention from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and PhD in Education: Knowledge and Social Inclusion from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He is currently Professor of Educational Psychology at the School of Education of the Federal University of Minas Gerais (FaE-UFMG).

 

Address: Federal University of Minas Gerais, School of Education, Pampulha, CEP 31270901 – Belo Horizonte, MG – Brazil

Emmanuel Duarte Almada, Minas Gerais State University (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brazil

É Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é Doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor de Educação Ambientel e Etnoecologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Endereço: Avenida São Paulo, 3996, Bairro Vila Rosário, Ibirité, MG – Brasil, CEP 32.415-250.

 

References

ARROYO, Miguel Gonzales; A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel.Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna. (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 5ed. 2011. p. 65-86.

ALENTEJANO, Paulo. Questão Agrária no Brasil do século XXI: uma abordagem a partir da geografia. Terra Livre, São Paulo/SP, v. 1, n. 36, p.69-95, 2011.

ALIMONDA, Héctor. La colonialidad de la naturaleza. Una aproximación a la Ecología Política. La colonialidad de la naturaleza. Una aproximación a la Ecología Política, Buenos Aires: CLACSO. 2011. P. 21-58.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Apresentação. In: WALLERSTEIN, Immanuel. tradução Beatriz Medina; apresentação Luiz Alberto Moniz Bandeira. O universalismo europeu: a retórica do poder. - São Paulo: Boitempo, 2007. p.11-21.

BONETTO, Maria Susana. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. In: THWAITES REY, Mabel. (Editora). El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012. p.117-138.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Desenvolvimento e o subdesenvolvimento no Brasil. In: SCHWARCZ, Lilia. Moritz; BOTELHO André. (Orgs.). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 154-164.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 257-265.

CALDART, Roseli Salete. Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. Porto Alegre, 2015.

CAMACHO, Rodrigo Simão. A Educação do Campo em disputa: resistência versus subalternidade ao capital. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p.649-670, 2017.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edgardo (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 87-95.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

ESPINOSA, Mónica. Ese indiscreto asunto de la violencia. Modernidad, colonialidad y genocidio en Colombia. In: CASTRO-GÓMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifica Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p.267-288.

FARIAS, Magno Nunes; FALEIRO, Wender. Movimento de educação do campo enquanto fenômeno decolonial: afirmando percursos de desobediência político-epistemológica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S./l.], v. 15, n. 39, p. 357-374, 2018.

IBGE. Censo Agropecuário 2006 - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro. 2006. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=750>. Acesso em: 17 abr. 2020.

IBGE. Censo Agropecuário 2017: resultados definitivos. Censo agropec., Rio de Janeiro, v. 8, p.1-105, 2019.

FERNANDES, Bernardo Mançano; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Conferência Nacional: Por uma Educação Básica do Campo. Luziânia-GO. 1998.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Disputas territoriales entre el campesinado y la agroindustria en Brasil. Cuadernos del Cendes, [S./l.], v. 29; n.81, p.1-22, 2012.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Brasil: 500 anos de luta pela terra. Cultura Vozes. v. 93, n. 2, p. 1-11, 1999.

MAIA, Eni Marisa. Educação rural no Brasil: o que mudou em 60 anos. Em Aberto. Brasília: INEP, v. 1, n. 9, p. 27-33, 1982.

MARIÁTEGUI, José Carlos. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008a, p.53-65.

MARIÁTEGUI, José Carlos. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008b, pp.116-122.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del signo, 2010. 126p.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [S./l.], v. 32, n. 94, p. 1-18, 2017.

MUNARIN, Antônio. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. In: 31º Reunião Anual da ANPED. GT-03: Movimentos Sociais e Educação. Caxambu, 17-19 out. 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2015.

QUIJANO, Anibal. Colonialidad del por poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifica Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p.93-126.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2008.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De Saberes y de Territorios-diversidad y emancipación a partir de la experiencia latino-americana. Polis Revista latinoamericana, [S./l.], v. 22, n. 1, p. 1-22, 2009.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 293-299.

RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. – São Paulo: Global, 2015. 337p.

RIBEIRO, Luiz Paulo. Representações Sociais de educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo sobre violência. 2016. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós -Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, FaE/UFMG, 2016.

URQUIDI, Vivian. Questão nacional na Teoria Social Latino-americana e o Plurinacionalismo como questão. 37º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia/SP, 23-27 set. 2013. Disponível em: <http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8394&Itemid=459>. Acesso em: 12 fev. 2018.

WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007. 144p.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento" outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, [S./l.], v. 5, n. 1, p. 6-39, 2019.

ZEFERINO, Jaqueline Cardoso; DOS PASSOS, Joana Célia; PAIM, Elison Antonio. Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção. Momento-Diálogos em Educação, [S./l.], v. 28, n. 2, p. 21-36, 2019.

Published

2022-09-14

How to Cite

PACHECO, J. C. de A. .; RIBEIRO, L. P.; ALMADA, E. . D. A Educação do Campo como enfrentamento à colonialidade no Brasil. Revista Cerrados, [S. l.], v. 20, n. 02, p. 132–163, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692202222. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4791. Acesso em: 22 dec. 2024.