A música D’Além Mar nas paisagens sonoras do cerrado: a envolvência sentimental do Fado em Goiás e Distrito Federal

Authors

DOI:

10.46551/rc24482692202301

Keywords:

Caldas Novas. Goiânia. Brasília. Região.

Abstract

Envoltas nas teias da geografia urbana, da memória ou da tradição, as origens pouco claras do Fado remontam ao século XIX, a episódios vivenciados nas vielas de Lisboa, ou nos salões aristocráticos, entre marginais e fidalgos. Assim, ao tornar-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, essa arte sonora lusitana alcançou todos os continentes do mundo, ganhou diferentes paisagens e territórios do espaço global. Nesse contexto, como sinal de um processo de internacionalização no tempo e espaço, este artigo apresenta uma reflexão sobre a presença do Fado no cerrado brasileiro, mais especificamente em cidades do estado de Goiás e Distrito Federal. Assim, no que tange ao embasamento teórico deste manuscrito, os procedimentos investigativos iniciaram pelas leituras aprofundadas das publicações já produzidas - Valente (2008), Barreira (2010), Boscarino Júnior (2010), Cantero (2011), Monteiro (2013), Nunes (2013), Ulhôa (2013), Santos (2020), Silvestre (2015) -, sendo este preparado a partir do método qualitativo. Os resultados mostram que teatros, espaços de eventos e restaurantes são os alicerces para a presença do gênero musical lusitano nas cidades do cerrado, com destaque para os desdobramentos nas regiões metropolitanas de Goiânia e Brasília.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás– UEG, Anápolis (GO), Brasil

É Graduado, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é Professor dos Mestrados Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) e Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina) da Universiade Estadual de Goiás (UEG).

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 146 - Jundiaí, Anápolis – GO. CEP: 75110-390.

Jovanir José Lopes Filho , Universidade Estadual de Goiás– UEG, Anápolis (GO), Brasil

É Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/CCET). Atualmente é Mestrando no Programa Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universiade Estadual de Goiás (TECCER/UEG/Anápolis).

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 146 - Jundiaí, Anápolis – GO. CEP: 75110-390.

Jairo Alves Leite, Universidade Estadual de Goiás– UEG, Anápolis (GO), Brasil

É Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e é Graduado em História pelo Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Atualmente é Mestrando no Programa Mestrados Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG/Anápolis) da Universiade Estadual de Goiás (UEG) e Presidente fundador do Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski.

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 146 - Jundiaí, Anápolis – GO. CEP: 75110-390.

References

BARREIRA, I. A. Trocas Culturais e Intercâmbios de Pesquisa: um fado acadêmico tropical. Revista de Ciências Sociais, [S./l.], v. 41, n. 2, p. 5-8, 2010.

BOSCARINO JÚNIOR, A. O Fado Português na Cidade do Rio de Janeiro: 1950-1970. Anais... I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, Rio de Janeiro, 8 a 10 de novembro, p. 515-523, 2010.

CANTERO, T. M. Irene Coelho: uma brasileira de coração português. Coritiba: Instituto da Memória Editora, 2011.

CAMPOS, V. G. S.; VASCONCELOS, C. A. Aprendizagem autodirigida via internet: um meio possível de instuir-se. In: VASCONCELOS; C. A. (Org.). Tecnologias, currículo e diversidades: substratos teórico-práticos da/na Educação. Maceió: EdUFAL, 2018. p. 101-118.

CHAVEIRO, E. F. O. Cerrado em Disputa: sentidos culturais e praticas sociais contemporâneas. In: ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e Cultura: os lugares da vida e a vida dos lugares, Goiânia: Editora Vieira, 2008. p. 75-79.

CORIOLANO, L. N.; BARBOSA, L. M. Internet e Redes: articulações do turismo comunitário. In Turismo, Território e Conflitos Imobiliários. In: CORIOLANO, L. N.; VASCONCELOS, F. P. (Org.). Fortaleza: EdUECE, 2012. p. 153-176.

CURTA MAIS. Lisboa dentro de Goiânia: conheça Quinta do Minho, restaurante português que te leva além mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 Oct. 2019.

DE PAULA, A. “Portuguesa, com certeza! Nadine Brás chega a Brasília para série de shows”. Correio Braziliense, Mar. 8. 2017. Dispon´viel em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-earte/2017/03/08/interna_diversao_arte,578955/portuguesa-com-certeza-nadine>. Acesso em: 08 mar. 2017.

DICAS DA CAPITAL. Cantora portuguesa Carminho traz para Brasília o show “Canta Jobim”. Dicas da Capital, Dec. 10. 2017. Disponível em: <https://dicasdacapital.com.br/cantora-portuguesa-carminho-traz-para-brasilia-o-showcanta-jobim/>. Acesso em: 08 mar. 2017.

FARIA, K. Blog Metrópoles – Gastronomia. E Mais Goias, Oct. 3. 2019. Disponível em: <https://www.emaisgoias.com.br/blog-post/kadu-faria/comeca-hoje-3-mais-uma-edicaodas-noites-de-fado-no-quinta-do-minho>. 03 out. 2019.

FURLANETTO, B. H. Paisagem Sonora: uma composição geomusical. In: DOZENA, A. (Ed.). Geografia e Música: diálogos. Natal: EDUFRN, 2016. p. 349-371.

G1 GLOBO. Em Brasília, Roberta Sá e fadista Mariza abrem o Ano de Portugal no Brasil. G1, Sep. 7. 2012. Disponível em:

. Acesso em: 07 set. 2012.

GRATÃO, L. H. B. Por Entre Becos & Versos – a poética da cidade vi(vi)da de Cora Coralina. In: MARANDOLA JÚNIOR, E.; GRATÃO, L. H. B. (Ed.). Geografia & Literatura: ensaios sobre a geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010. p. 297-328.

MONTEIRO, T. J. L. Tudo isto (ainda?) é fado ou a tradição já não é mais o que era: reconfigurações de um gênero musical entre a raiz e o pop. Revista Brasileira de Estudos da Canção, [S./l.], n. 3, p. 145-162, 2013.

NICOLAY DE SOUZA, R. O fado de Portugal, do Brasil e do mundo: as teorias sobre sua origem. Contemporânea, [S./l.], v. 20, n. 10, p. 58-70, 2012.

NUNES, M. R. F. Fado-fagulha: memória e singularidade nas mídias sonoras. In: VALENTE, H. A. D. Trago o Fado nos Sentidos: cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letras e Voz, 2013. p. 212-226.

PRIETO, A. G.; FERNÁNDEZ, M. A. Unos Españoles en La corte Del Rey Fado. Lisboa: DG Edições, 2017.

RODRIGUES, S. F. O Fado e a valorização turística dos bairros lisboetas: estudo de caso no bairro de Alfama. Master’s theses, Lisboa, PT: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2016.

ROSAL, C. Silêncio que se vai cantar o Fado. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia da USP, [S./l.], v. 3, n. 1, p. 285-301, 2018.

SÁ, Múcio. O fado e a construção da Lisboa monumental, uma breve introdução. Revista Antropolítica, [S./l.], n. 39, p. 47-65, 2015.

SANTOS, J. C. V. Fado, Canção de Liberdades Poéticas: um ensaio teórico nos entremeios da geografia e do turismo. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, [S./l.], v. 9, n. 1, special issue “Rede de Pesquisa em Geografia, Turismo e Literatura (REDE ENTREMEIO)”, p. 160-172, 2020.

SARDO, S. Música e conciliação: contributos para uma ecologia dos saberes a partir das viagens da música no Atlântico sul – o caso das relações Portugal-Brasil. In: VALENTE, H. A. D. (Org.). Trago o Fado nos Sentidos: cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letras e Voz, 2013. p. 44-64.

SILVA, Bianca I. R.; SANTOS, J. C. V. A Gastronomia Portuguesa no Destino Turístico Termal, Caldas Novas (Goiás): uma abordagem teórica. Anais...III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás - SENPEX/UEG, 2018, Caldas Novas - GO. Desenvolvimento, Preservação do Meio Ambiente e Melhoria da Qualidade de Vida. Caldas Novas - GO: UEG, 2018. v. 1. p. 1-5, 2018.

SILVA, C. S. M. O Fado como instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa. Master’s theses, Lisboa, PT: Instituto de Gestão, 2015.

SILVESTRE, Vilma Fernanda Séves de Albuquerque. O Fado e a Questão da Identidade. Doctoral dissertation, Lisboa, PT: Estudos Portugueses da Universidade Aberta de Portugal, 2015.

TORRES, M. A. Tambores, rádios e vídeoclipes: sobre paisagens sonoras, territórios e multiterritorialidades. GeoTextos, Salvador, v. 7, n. 2, p. 69-83, 2011.

VALENTE, H. A. D. Canção d’Além-Mar: o fado e a cidade de Santos. Santos: Realejo Edições, 2008.

VALENTE, H. A. Para se Cantar o Fado, tem de Saber dar o Mordente! Manuel Marques, Adélia Pedrosa e a difusão da música portuguesa na capital paulista. In: VALENTE, H. A. D. (Org.). Trago o Fado nos Sentidos: cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letras e Voz, 2013. p. 152-172.

ULHÔA, M. T. Nada é Prêmio: sucede o que acontece. Nada (...) devemos ao fado, se não tê-lo”. In: VALENTE, H. A. D. (Org.). Trago o Fado nos Sentidos: cantares de um imaginário atlântico. São Paulo: Letras e Voz, 2013.

ZAMPIN, I. C.; RIBEIRO, S. L. Análise da Conservação das Matas Ciliares da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade), as Margens do Ribeirão Claro e sua Influência no Clima Urbano, Definida por SIG’s – uma abordagem preliminar. Gestão em Foco, [S./l.], v. 6, n. 5, p. 30-36, 2013.

Downloads

Published

2023-01-01

How to Cite

SANTOS, Jean Carlos Vieira; LOPES FILHO , Jovanir José; LEITE, Jairo Alves. A música D’Além Mar nas paisagens sonoras do cerrado: a envolvência sentimental do Fado em Goiás e Distrito Federal. Revista Cerrados, [s. l.], vol. 21, no. 01, p. 03–19, 2023. DOI: 10.46551/rc24482692202301. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4875. Acesso em: 22 jul. 2024.