Questão agrária e a reprodução camponesa nas contradições capital versus trabalho
DOI:
10.46551/rc24482692202421Keywords:
Questão agrária, Reprodução Camponesa, Crise do capital, Mobilidade do trabalhoAbstract
Este artigo objetiva apontar algumas contribuições de Conceição (1991, 2005, 2007, 2013) para a leitura da questão agrária brasileira, enfatizando reflexões sobre o processo de reprodução camponesa nas contradições do avanço do capital no campo, a expansão do agronegócio em um contexto de reestruturação produtiva do capital em nível mundial, as transformações no mundo do trabalho, em decorrência da crise estrutural e a intensificação da mobilidade e da precariedade das condições de trabalho tanto no campo como nas cidades. A pesquisa foi realizada com base em levantamento bibliográfico, tratamento e análise de conceitos que dão sustentação ao debate da questão agrária, valendo-se, ainda, de dados secundários e leituras de outros autores, sobretudo no debate do método. Conclui-se que se torna imprescindível trazer à tona as reflexões apontadas pela autora, sobretudo pela constatação de que poucas análises trazem os rebatimentos da crise do capital e a reestruturação pela qual esse passa para atender os objetivos da acumulação, inclusive no campo, ao passo que, contraditoriamente, a reprodução camponesa se constitui em uma unidade de submissão e enfrentamento a esse processo.
Downloads
References
CARVALHO, Horácio Martins de. O Campesinato no Século XXI. Possibilidades e Condicionantes do Desenvolvimento no Campo Brasileiro. São Paulo: Vozes, 2005.
CHAYANOV, Alexander V. La organización de la unidad econômica campesina. Buenos Aires: Ed. Nueva Vision, 1974.
CHAYANOV, Alexander V. Sobre a teoria dos sistemas econômicos não capitalistas. In: GRAZIANO, José; STOLCKE, Verena (Org.). A questão agrária. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. A Questão Camponesa: o signo sob o olhar dialético. 1991. 178 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 1991.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. A Geografia do espaço da miséria. Sciencia Plena, [S./l.], , v.1, n. 6, p. 166-170, 2005.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Jovens Andarilhos no curto ciclo do capital. OKARA: Geografia em debate, [S./l.], v. 1, n. 1, p. 77-100, 2007.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Estado, Capital e a farsa da expansão do agronegócio. Meridiano – Revista de Geografia, [S./l.], n. 2, p. 81-104, 2013.
GAUDEMAR, Jean-Paul de. Mobilidade do trabalho e Acumulação do capital. Lisboa: Editorial Stampa, 1977.
KAUTSKY, Karl. A Questão Agrária. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.
LENIN, Vladimir I. O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia. O Processo de Formação do Mercado Interno para a Grande Indústria. Tradução de José Paulo Netto; revisão, com base no original russo, por Paulo Becerra; introdução de José Paulo Netto. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Os Economistas).
LENIN, Vladimir I. Aos Pobres do Campo. Tradução de Osvaldo Faria. São Paulo: Ed. Acadêmica, 1988.
LENIN, Vladimir I. O programa agrário da Social-Democracia na Primeira Revolução Russa de 1905-1907. São Paulo: Ciências Humanas, 1980 (Série História e Política II).
MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espaço rural em questão. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 18, n. 19, p. 95-112, 2002,
MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a Política no Brasil. São Paulo: Vozes, 1981.
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
MENDRAS, Henri. Sociedades Camponesas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
MÉSZÁROS, István. Para além do Capital. Rumo a teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sergio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. As Transformações Territoriais Recentes no Campo Brasileiro. Prova do Concurso para provimento de cargo de Professor Titular. FFLCH-USP, 03/03/1998.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura Camponesa no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
SHANIN, Teodor. A definição de Camponês: Conceituações e Desconceituações.
São Paulo: Cadernos Cebrap, 1980.
SHANIN, Teodor. La Classe Incomoda. Madrid: Alianza Editorial, 1993.
SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. Revista Nera, [S./l.], Ano 8, n. 7, p. 1-21, jul./dez. 2005.
SHANIN, Teodor. Os desafios futuros para o campesinato. Conferência realizada durante o III Simpósio Internacional de Geografia Agrária, IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária e Jornada Orlando Valverde – Campesinato em Movimento. Londrina, 14 de outubro de 2007.
SOUZA, Suzane Tosta. Da Negação ao discurso “hegemônico” do capital à atualidade da luta de classes no campo brasileiro. Camponeses em luta pelo/no território no sudoeste da Bahia. 2008. 718f. Tese (Doutorado em Geografia), NPGEO/Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
SOUZA, Suzane Tosta; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. O avanço do capital e a barbárie societal no campo brasileiro. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 53-74, 2019. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5832. Acesso em: 10 nov. 2024.
SOUZA, Suzane Tosta; SANTOS, Jânio Roberto Diniz dos; LEAL, Victor Andrade Silva; ROCHA, Fátima Crislaine Batista. A reafirmação da dialética campo-cidade na produção do espaço: uma leitura dos conceitos a partir de uma realidade concreta. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 12, n. 26, p. 70-93, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Revista Cerrados
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
In this journal, the copyrights for published articles belong to the author (s), with the rights of the first publication belonging to Revista Cerrados. The articles are publicly accessible, free to use, their own assignments, educational assignments and non-commercial applications.