Geografia Escolar: entre o estado-nação e a globalização

Autores/as

  • Tadeu Pereira Alencar Arrais Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palabras clave:

Geografia Escolar, Globalização, Estado-Nação.

Resumen

O presente texto tem por objetivo discutir sobre as relações que podem ser estabelecidas entre o discurso geográfico escolar e a produção do espaço, a partir de uma análise entre a Geografia, o Estado-Nação e a Globalização. Nessa linha de pensamento, busca-se refletir sobre o papel da Geografia no momento atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tadeu Pereira Alencar Arrais, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Professor de Geografia da Universidade Estadual de Goiás.

Citas

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas – o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHAUÍ, Marilena. Brasil – mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.

ESCOLAR, Marcelo. Crítica do discurso geográfico. São Paulo: Hucitec, 1996.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

______. Vigiar e punir. 16.ed. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1997.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GREGORY, Derek. Teoria social e geografia humana. In.: GREGORY, Derek et al. Geografia humana: sociedade, espaço e ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

HAESBAERT, Rogério. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. In. Haesbaert, Rogério (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998.

IANNI, Octavio. A sociedade global. 8. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999.

LACOSTE, Yves. Liquidar a geografia – liquidar a idéia nacional. In: VESENTINI,

José William. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas, SP : Papirus, 1989.

______. A geografia, isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1998.

MAGNOLI, Demétrio. O corpo da pátria – imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808 – 1912). São Paulo: Editora da Unesp / Moderna, 1997.

MORAES, Antônio Carlos Robert. A gênese da geografia moderna. São Paulo: Hucitec, 1989.

______. Ideologias geográficas. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

ORTIZ, Renato. Cultura, modernidade e identidades. In.: SCARLATO, Francisco Capuano e outros. O novo mapa do mundo: globalização e espaço latino-americano. 2a. ed.: São Paulo: Hucitec, ANPUR, 1994.

______. Um outro território – ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho D’água, 1999.

______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.

PEREIRA, Raquel Maria F. do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 2. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 1993.

SAID, Edward. Orientalismo – o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SANDES, Noé Freire. A invenção da nação – entre a monarquia e a república. Goiânia: Ed. da UFG, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço – técnica e tempo / razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

______. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

VIANA, Nildo. Sobre as ciências sociais. In.: Estudos. Goiânia: V. 27, N° 04, out. dez. 2000.

VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.

Publicado

2003-12-31

Cómo citar

ARRAIS, T. P. A. Geografia Escolar: entre o estado-nação e a globalização. Revista Cerrados, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 19–34, 2003. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2886. Acesso em: 22 nov. 2024.