Conjunto Habitacional Funcionários: um processo de transformação do espaço urbano
Palabras clave:
urbanização; conjunto habitacional; cidade.Resumen
O presente artigo tem como temática central o conjunto habitacional Funcionários construído na década de 1970, na cidade de Montes Claros. A partir da análise urbanística e arquitetônica desse conjunto habitacional pretende-se contribuir para a análise dos processos sociais que ocorrem na escala intra-urbana e que contribuem para que a cidade tenha determinada configuração espacial. No caso em questão, verificou-se que o Funcionários passou por significativas alterações, perdendo, ao longo do tempo, as suas características de conjunto habitacional e se inserindo completamente na malha urbana.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Sérgio de. Habitação e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. Revista GEOUSP, São Paulo, n.5, 1999. pp. 41-55.
CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 121-144.
DAVIDOVICH, Fany R. Considerações sobre a urbanização no Brasil. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio et al. (Org). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995. pp. 79-135.
DAVIS, Kingsley. A urbanização da humanidade. In: DAVIS, Kingsley et al. Cidades: a urbanização da humanidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. pp. 13-34.
FALIVENE, Júlia Alves. Metrópoles: cidadania e qualidade de vida. São Paulo: Moderna, 1992.
GUIMARÃES, Roberto Pereira. Ecopolítica em áreas urbanas: a dimensão política dos indicadores de qualidade ambiental. In: SOUZA, Amaury de. Qualidade da vida urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. pp. 7-101.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARTINS, Maria de Fátima Almeida. Espaço e política na realidade dos conjuntos habitacionais. In: DAMIANI, Amélia Luiza et al. (Org). O espaço no fim do século. São Paulo: Contexto, 1999. pp. 132-171.
MENDONÇA, F. Geografia e meio Ambiente. São Paulo: Contexto, 1998. pp. 33-61.
MUNFORD, Lewis. A cidade na história. São Paulo: Martins Fontes, 1998. pp. 483-520.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS. Plano de Desenvolvimento Local e Integrado. Montes Claros: Prodax, 1976.
______. Plano Diretor. Montes Claros: 1970.
______. Projeto cidades de porte médio: sub-projeto de Montes Claros. Montes Claros: Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, 1980.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1996.
______. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.
SAULE JR, Nelson. O direito à cidade. São Paulo: Max Limonard, 1999, p. 97 –123.
SINGER, Paul. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, Ermínia (Org). A produção capitalista da casa (e da cidade) no brasil industrial. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979. pp. 21-71.
SJOBERG, Gildeon. Origem e Evolução das Cidades. In: DAVIS, Kingsley et al. Cidades: a urbanização da humanidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. pp. 13-34.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2005 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
En esta revista, los derechos de autor de los artículos publicados pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación pertenecen a Revista Cerrados. Los artículos son de acceso público, de uso gratuito, sus propias tareas, tareas educativas y aplicaciones no comerciales.