Perspectivas de futuro dos jovens do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais
Palabras clave:
Projeto Jaíba. Juventude rural. Agricultura familiar.Resumen
Este trabalho apresenta um estudo sobre as perspectivas de futuro dos jovens do Projeto Jaíba, localizado no município de Mocambinho – MG. Procurou-
se analisar os aspectos relevantes da vida das novas gerações rurais, a repercussão do processo de êxodo rural, principalmente entre as mulheres, e a
conseqüente masculinização da juventude, uma vez que alguns aspectos da vida rural no Jaíba não oferecem atrativos e condições de sobrevivência condizentes com as expectativas dos jovens entrevistados. Através de um roteiro de entrevistas, aplicado individualmente aos jovens, foram coletadas informações e opiniões de 31 jovens de ambos os sexos, residentes em áreas distintas do Projeto. Os dados mostram jovens com bom índice de escolaridade e baixa renda, convivendo no seio familiar, e com projetos de vida, em sua maioria, completamente desvinculados da agricultura. As informações obtidas permitem observar uma baixa expectativa quanto à vida no meio rural do Jaíba e uma profunda insatisfação diante da realidade do campo, trazendo implicações para o futuro dos jovens que vivem no Projeto Jaíba.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, R.; et all. Juventude e Agricultura Familiar: Desafios dos Novos Padrões Sucessórios. Santa Catarina: UNESCO, 1998.
ABRAMOVAY, R. e CAMARANO, A.A. Êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos Últimos 50 Anos. Texto Para Discussão nº. 621. Rio de Janeiro: IPEA, 1999.
BARBOSA, R. S. Perfil Agropecuário do Norte de Minas: uma análise a partir da base de dados produzida pela pesquisa “O Novo Retrato da Agricultura Familiar: o Brasil redescoberto”. Montes Claros-MG, 2002.
BIELSCHOWSKY, R. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
BRAMBILLA, H. In: Revista Catolicismo. Edição: Set. 2006. Disponível em <http://www.catolicismo.com.br> Acesso em: 06 set. 2006.
CARNEIRO, M.J. O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário dos jovens rurais. In: TEIXEIRA DA SILVA, F.C. SANTOS, R.; COSTA, L.F. de C., (org.) Mundo rural e Política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p.95-117.
CASTRO, E.G. Sonhos, desejos e a “realidade”: herança, educação e trabalho de “jovens rurais” da Baixada Fluminense/RJ. Apresentação no I Simpósio Internacional de Juventude brasileira – JUBRA, Rio de janeiro: UFRJ, out./ 2004.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA; EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Relatório Anual de Produção 2005. Montes Claros, 2005. 50 p
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Relatório de Acompanhamento da Produção. Jaíba, 2006. 20 p
DINIZ, C.C. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentração nem contínua polarização, Nova Economia, v.3, n.1. Belo Horizonte: UFMG/FCE/DCE, 1993.
FUNDAÇÃO MINEIRA DE COLONIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Relatório Etapa II Projeto Jaíba, 2006. 25 p
FURTADO, C. Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional. José Sydrião de Alencar Júnior (organizador); Ricardo Bielschowsky...[et al.]. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2005.
______. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, 1974.
GIL. A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.
GUANZIROLI, C.H. et al. Agricultura Familiar no Brasil: Uma Análise do Censo Agropecuário de 95/96: Brasília, Projeto de Cooperação Técnica INCRA/FAO. 2000.
GRAZIANO DA SILVA, J. A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1998. 211p.
OLIVEIRA, M.F.M. de. O Processo de Desenvolvimento de Montes Claros (MG), sob a Orientação da SUDENE. 1996, 199 f. Dissertação. (Mestrado em História Econômica) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade
de São Paulo, São Paulo.
OLIVEIRA, M.F.M. de e RODRIGUES, L. (org.). Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Ed. Unimontes, 2000, 428 p.
OLIVEIRA, P. de S. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Hucitec. 2001.
RODRIGUES, L. Potencial da Agricultura Irrigada como Indutora do Desenvolvimento Regional: o caso do Projeto Jaíba no Norte de Minas Gerais. In: Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2001,
v. 32, n. 2, p. 206 a 232.
SANTOS, G.R. dos. Da Produção de Subsistência à Agricultura Moderna – Socialização e Preparação para o Trabalho no Projeto Jaíba. 2003, 202 f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
SPANEVELLO, R.M. Jovens Rurais do Município de Nova Palma – RS: Situação Atual e Perspectivas. 2003.147 f. Dissertação (Pós-graduação em extensão rural) universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2003.
SOARES, C.C. O Caráter Social e as Perspectivas de Adaptação da Pequena Produção Inserida em Projetos de Concepção Técnica: o Caso do Projeto Jaíba. Lavras: UFLA, 1999, 114p.
STROPASOLAS, V.L. Juventude Rural: Uma Categoria Social em Construção. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, Rio de Janeiro, 2004.
WEISHEIMER, N. Juventudes Rurais: Mapa de Estudos Recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005. 76 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2007 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
En esta revista, los derechos de autor de los artículos publicados pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación pertenecen a Revista Cerrados. Los artículos son de acceso público, de uso gratuito, sus propias tareas, tareas educativas y aplicaciones no comerciales.