Educação à distância: um olhar na licenciatura em Geografia

Autores/as

  • Franciele Pereira Brant Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Janete aparecida Gomes Zuba Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palabras clave:

Educação à Distância - Ensino/Aprendizagem – Geografi a

Resumen

O curso de Geografia da Unimontes foi criado no ano 1964 e a partir de 2008 expandiu-se virtualmente através da Educação à Distância. Neste contexto,
pretende-se inseri-lo no novo modelo de educação que tem como base a utilização de tecnologias. Este artigo tem como objetivo compreender o curso de
Geografia da UAB/EAD/ Unimontes, sob a ótica dos cursistas do 7º período das cidades polo de Itamarandiba, Janaúba e Pompéu – MG. Para tanto, adotou-se como metodologia: a pesquisa bibliográfica seguida de aplicação de questionário. O presente trabalho estrutura-se em três partes: Breves considerações da Educação à Distância, o processo de ensino/aprendizagem da EAD e as reflexões dos cursistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franciele Pereira Brant, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Pós - Graduada “Lato Sensu” em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – UNIMONTES.

Janete aparecida Gomes Zuba, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Doutoranda em Geografi a pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da UNIMONTES.

Citas

ALMEIDA, J. S. Educação a Distância: Concepções dos alunos de Biologia das Faculdades Jorge Amado. Candombá – Revista Virtual, v. 3, n. 2, p. 112–122, jul – dez 2007.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à Distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. IBGE: Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfi l. php?sigla=mg#>.Acesso em 01 março. 2012.

MENDES, C. C.; MILLA, G. L.; MIRANDA, R. P.; MORAES, R. L.; ALBERTI, T. F.; BEHAR, P. A.; Possibilidades e Limites no Processo de Ensino-Aprendizagem a Distância. Novas Tecnologias na Educação. V. 5 Nº 2. CINTED-UFRGS. 2007.

Disponível em: . Acesso em 02 março. 2012.

MORAN, José Manoel. O que é educação à distância, 2002. Disponível em:<https://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm>. Acesso em 05 março.2012.

MORAIS FILHO, Luiz Augusto de. Autonomia do aluno de EAD. 2006. Disponível em: <https://www.elearningbrasil.com.br/home/artigos/artigos.asp?id=3428>. Acesso em 08 março. 2012.

NEVADO, Rosane Aragon. Ambientes virtuais que potencializam as relações de ensino-Aprendizagem: do “ensino na rede” a “aprendizagem em rede”. In: Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem, Boletim 15, Ministério da

Educação, 2005. Disponível em: <https://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151043Nov asFormasAprender.pdf>. Acesso em 03 março. 2012.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 27-52.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. Ciberespaço e Educação: Possibilidades e limites da interação dialógica nos cursos online Unimontes Virtual. (Mestrado em Tecnologias na Educação) Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2003.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

BRANT, F. P.; ZUBA, J. aparecida G. Educação à distância: um olhar na licenciatura em Geografia. Revista Cerrados, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 94–103, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3028. Acesso em: 22 nov. 2024.