Montes Claros, 167 anos: nossa contribuição acadêmica e científica
Ao celebrar 167 anos de fundação, a cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, tem muito a comemorar. Como sede da Revista Cerrados Unimontes, a cidade também se destaca como um importante polo de pesquisa e inovação na área de Geografia.
Ao longo dos seus 20 anos, a Revista Cerrados tem publicado diversos estudos relevantes sobre o desenvolvimento do município, abordando temas como a distribuição espacial e temporal dos serviços de saúde e a análise do comércio informal na área central da cidade. São pesquisas que contribuem para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades enfrentados pela cidade em sua trajetória de crescimento.
Você vai gostar: Considerações acerca da territorialização dos serviços na cidade de Montes Claros/MG
O artigo "Serviços de Saúde na Cidade de Montes Claros: uma análise da distribuição espaço/temporal" revelou números importantes sobre a distribuição dos equipamentos de saúde na cidade, auxiliando no planejamento de políticas públicas mais eficientes. Já o estudo "O comércio informal na área central de uma cidade média: uma análise de Montes Claros (MG)" traz a dinâmica do setor informal, fundamental para entender a economia local.
Saiba mais: Serviços de Saúde na Cidade de Montes Claros: uma análise da distribuição espaço/temporal
Essas publicações demonstram o compromisso da Revista Cerrados em produzir conhecimento relevante para o desenvolvimento de Montes Claros e sua região. Durante sua jornada, a revista tem se consolidado como um importante veículo de divulgação científica, contribuindo para o fortalecimento da comunidade acadêmica local.
Leia o artigo: O comércio informal na área central de uma cidade média: uma análise de Montes Claros (MG)
Sobre o município
Conforme o IBGE, o município de Montes Claros, possui uma população de 413.487 habitantes, sendo o mais populoso da região norte mineira. A data de emancipação política é 3 de julho de 1857, data em que é comemorado o aniversário da cidade e decretado feriado municipal. A história da cidade remonta ao século XVIII, quando a região era habitada por índios Anais e Tapuias, até a chegada dos primeiros desbravadores e a fundação da Fazenda Montes Claros em 1707. Desde então, Montes Claros se desenvolveu e se consolidou como um importante centro econômico e cultural do norte de Minas Gerais.