Reflexões sobre território e educação quilombola: tensões e resistências

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DOI :

10.22238/rc24482692v15n22017p220a245

Mots-clés :

Território; Educação; Quilombo.

Résumé

Examinamos a relação entre território e educação quilombola, considerando educação como política territorial para as populações no espaço agrário amazônico. Focalizou-se uma situação empírica, o quilombo de África e Laranjituba no município de Moju (PA) para expor tensões e resistências. O objetivo é mostrar como essas políticas desconsideram educação e território como indissociáveis e fundamentais para modificar as condições precárias de existência e que essa situação deve ser entendida articulando interesses de agentes em diferentes escalas geográficas. O percurso metodológico passa pela revisão bibliográfica, por pesquisas em sites das prefeituras do Moju (PA), Abaetetuba (PA), e da Secretaria Executiva de Educação (SEDUC) do Pará, bem com no Instituto de Terras do Pará (ITERPA), pelo uso de entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas. As políticas educacionais ignoraram as experiências dessas populações e impediram o ingresso em níveis elevados de escolaridade.

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Biographie de l'auteur

Carlos Alberto de Souza Mascarenhas, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor da Secretaria Executiva do Estado do Pará (SEDUC).

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Publiée

2017-12-31

Comment citer

MASCARENHAS, Carlos Alberto de Souza. Reflexões sobre território e educação quilombola: tensões e resistências. Revista Cerrados, [s. l.], vol. 15, nᵒ 02, p. 220–245, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n22017p220a245. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1315. Acesso em: 22 juill. 2024.