Aspectos de precariedade urbana nos bairros Itaberaba e João Paulo II em Juazeiro (BA)
DOI :
10.22238/rc24482692v15n22017p246a262Mots-clés :
Desigualdade Socioespacial; Cidades Médias; Urbanização; Direito a Cidade.Résumé
Os bairros João Paulo II e Itaberaba estão situados na região sul da área urbana de Juazeiro da Bahia, no Brasil. O perfil de seus residentes consiste em pessoas de renda média baixa, migrantes de outros municípios, com uma vasta lista de reivindicações sociais por melhorias na qualidade de vida. Em 2014, o projeto de extensão Construindo o Direto à Cidade a partir do Bairro, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, tinha como objetivo construir formas contextualizadas localmente de atuar contra processos que restringem o direito à cidade por parcelas da população de Juazeiro. A partir da compreensão de que o uso social do espaço costuma relegar populações de menor renda às areas com maiores precariedades estruturais de urbanização, o projeto buscou compreender a apropriação subjetiva do espaço dos bairros como base teórica para a intervenção. Este trabalho é uma síntese dos resultados encontrados e promove um comparativo entre as áreas de atuação.
Téléchargements
Références
BALTRUSIS, N. (2010). Transformações do modo de morar nas Metrópoles contemporâneas - Novos discursos, velhos problemas. CADERNO CRH, Salvador, v. 23, n. 59, p. 235-253, Maio/Ago. 2010.
CALDEIRA, Teresa. (1997), "Enclaves Fortificados: A Nova Segregação Urbana". Novos Estudos Cebrap, nº 47, pp. 155-176.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em < https://cidades.ibge.gov.br/ > acessado em 15 de julho de 2016.
GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2010
HARVEY, David. A liberdade da cidade. In: MARICATO et. al. Cidades rebeldes [recurso eletrônico]: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior. 2013
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1999
KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. São Paulo: Editora 34, 2000.
MARICATO, Ermínia. É a questão urbana, estúpido! In: MARICATO et. al. Cidades rebeldes [recurso eletrônico]: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior. 2013.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2007
SOLDANO, Daniela. Vivir en territorios desmembrados. Un estudio sobre la fragmentación socio-espacial y las políticas sociales en el área metropolitana de Buenos Aires (1990-2005). In: ZICCARDI, Alicia. Processos de urbanización de la pobreza y nuevas formas de exclusión social. Bogotá: Siglo Del Hombre Editores, Clacso-Crop. 2008
SOUZA, C.H.S. A relação entre o Crescimento populacional e o Crescimento urbano em Juazeiro – BA. Univasf: 2014. 112 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2014.2)
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2017
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.