Horta - cultura popular e ciência identificação científica, propriedades e usos: uma experiência no ensino integral
DOI :
10.22238/rc24482692v15n12017p214a236Mots-clés :
Educação ambiental; horta; sustentabilidade; plantas medicinais e temperos; identificação científica.Résumé
A sustentabilidade é uma das preocupações atuais, sendo a produção de hortas um mecanismo útil a ações sustentáveis, como exemplo a reciclagem de produtos e geração de valor econômico. O objetivo geral deste estudo foi atender projetos de vida dos alunos matriculados na disciplina eletiva Horta, Cultura Popular e Ciência da escola estadual de ensino médio pertencente ao Programa de Ensino Integral E.E.Vitor Meireles, situada em Campinas-SP. Objetivos específicos: destacar a importância do uso tradicional e conhecimento científico das ervas medicinais, temperos e hortaliças e identificar cientificamente as espécies produzidas. Procedimentos: 39 alunos participaram do estudo que ocorreu entre agosto e novembro de 2015. Utilizaram-se mudas, materiais de jardinagem, pneus reciclados e garrafas pets. O estudo abrangeu aulas práticas no espaço da horta e teóricas sobre sistemática, fome no Brasil e tipos de solo. Resultados: 100% das espécies cultivadas (35) se desenvolveram, foram identificadas cientificamente e apresentadas em evento de Culminância das disciplinas eletivas no final de 2015. Assim, conclui-se que os objetivos do estudo foram atendidos, ultrapassando os limites da escola na medida em que, a partir dos alunos, familiares destes e a comunidade onde residem podem se sentir incentivados a desenvolver as próprias hortas e delas se beneficiarem.
Téléchargements
Références
BANCO DE ALIMENTOS E COLHEIRA URBANA: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. 45 pg. (Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional). Programa Alimentos Seguros. Convênio CNC/CNI/SEBRAE/ANVISA.
ADAS, M. A fome: crise ou escândalo? São Paulo: Moderna, 1988.
BAUER, Patrícia N., BASSI, Tana. “Ética e Responsabilidade Social no Ensino Fundamental”. Qual o Papel da Escola na Formação de Valores Humanos? Revista IntegrAção. São Paulo : CETS, FGV – EAESP, n. 63, jun. 2006. Disponível em: http://integracao.fgvsp.br/ano9/06/opiniao.htm. Acesso em: 17 ago. 2006.
BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2003.
CASTRO, A.M.J. In: FERNANDES, B.M.; GONÇALVES, C.W.P. (Orgs.). Josué de Castro: vida e obra. São Paulo: Expresso Popular, 2007.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
COSTA, C. A. G; SOUZA, J.T; PEREIRA, D.D. Horta escolar: alternativa para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Cariri Paraibano. Polêmica. V. 15. n (3), 2015. Disponível em:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19350/14122 Acesso em 25 nov 2016.
CULTIVANDO. Disponível em: http://www.cultivando.com.br/plantas_medicinais_detalhes/hortela.html; Acesso em 25 jul. 2015.
DIMENSTEIN, G. O mundo como escola. 18/05/2004. Projeto Revista Viração. Disponível em: http://www.setor3.com.dwt&testeira=33§id=185. Acesso em 25 nov 2016.
FERREIRA, G. H. C.; CEPOLINI, E. I. S. Agroecologia, Alimentação e Saúde: um diálogo possível e necessário. São Paulo: Entremares, 2014.
FRITJ0F, CAPRA – Alfabetização ecológica: o desafio para a Educação do século 21. Ed. Cultrix, SP, 2006. 312 p.
GUIA DE CONSULTA E UTILIZAÇÃO DAS ERVAS MEDICINAIS. Disponível em: http://guia.mercadolivre.com.br/ervas- medicinais-z-consulta-utilizacao-gratis-5144-VGP acesso em 25/07/2015 Acesso em 25 jul. 2015.
HORTA ORGÂNICA, Disponível em http://www.ufms.br/horta/plantas_medicinais.htm acesso em 25/07/2015 Acesso: Acesso em 25 jul. 2015.
IPIRANGA, A.S.R; GODOY, A.S; BRUNSTEIN, J. – Introdução. RAM. Revista de educação Mackenzie. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) vol.12 no.3 São Paulo, SP. Mai/ Jun, 2011 p. 13-20 http://www.scielo.br/pdf/ram/v12n3/a02v12n3.pdf Acesso: Acesso em 25 nov 2016.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas. Papirus, 2009, p. 101-111.
MORGADO, F. S. 2008. A Horta Escolar na educação ambiental: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis, Revista Eletrônica de Extensão, no. 6. https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/9531/8950. Acesso: Acesso: Acesso em 25 nov 2016.
MOREIRA-DE-OLIVEIRA, M.S; BALDINI, F.C. – Horta: Cultura popular e Ciência. Identificação científica, propriedades e usos. Gerúndio G. Eedições. Guarulhos-SP, 2016.
PANTOJA, T. F; CESARINO, F; CRUZ, E. L; VAZ, J. D. C.; SOUSA, T.G. A importância da horta escolar no processo ensino aprendizagem de botânica em uma escola de Macapá - AP. 64º Congresso Nacional de Botânica. BH, 2013.
PINHEIRO, C. N. A. 2012. A Importância do trabalho com a horta escolar para o ensino de ciências de forma interdisciplinar. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade de Brasília, Brasília-DF. 43 p.
PLANTAS MEDICINAIS. Disponível em: http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/Acesso em 25 jul. 2015. Acesso: 25 de novembro de 2016.
RAVEN, P.G; EVERT, R; CURTIS, H. Biologia Vegetal. 5ª. Ed. Ed Guanabara Dois. 1985.
RODRIGUES, M. E; JUSTINA, L. A. D; MIGLIORATTI, F. A. – O conteúdo de sistemática em filogenética em livros didáticos do ensino médio. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v13. n.02, pg. 65-84, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do estado de São Paulo. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli. – São Paulo : SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Plano de Ação das Escolas de Ensino Integral. São Paulo, 2012.
SAÚDE ABRIL. Saúde é vital: Conheça e saiba usar 37 plantas medicinais: Um guia para esclarecer, de vez, como recorrer às propriedades da nossa flora sem correr riscos. Disponível em: http://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/Acesso em 25 jul. 2015.
SILVA, S. N. – Uma reflexão sobre o livro didático de Biologia: Sistemas de classificação dos serres vivos. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015).
UNICEF - A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. Maria do Carmo de Araújo Fernandes. Projeto TCP/BRA/3003. Disponível em: http://docplayer.com.br/15827616-A-horta-escolar-como-eixo-gerador-de-dinamicas-comunitarias-educacao-ambiental-e-alimentacao-saudavel-e-sustentavel.html. Acesso em 25 nov 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2017
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.