Considerações acerca da territorialização dos serviços na cidade de Montes Claros/MG

Auteurs

  • Anete Marilia Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7084-7109
  • Iara Soares de França Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.
  • Marcos Esdras Leite Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.
  • Valéria Aparecida Moreira Costa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.
  • Isabella Cristina Cordeiro da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Mots-clés :

Território, Serviços, Centralidade, Montes Claros.

Résumé

O processo de produção e reprodução do espaço urbano é caracterizado principalmente pela urbanização que se concretiza, sobretudo, pela expansão da malha urbana e pela implantação de novos empreendimentos econômicos. Sendo assim, cada cidade é tomada pela singularidade, constituída por contradições e ideologias específicas, que viabilizam o sistema de redes de consumo construindo uma relação de troca de bens e serviços entre cidades e seu entorno regional. Nesta perspectiva, destaca-se Montes Claros, considerada cidade média e polo regional, tanto pelos serviços prestados à população de cidades circunvizinhas, quanto pelo comércio, fatores que ampliam o fluxo diário de pessoas. Essa centralidade regional afeta o espaço intra-urbano, pois há uma organização espacial dos serviços no propósito de atender à demanda regional.  Neste contexto, o presente artigo busca analisar a territorializaçao dos serviços no espaço intra-urbano da cidade de Montes Claros, decorrente do papel de centro polarizador que a mesma exerce na região Norte de Minas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do artigo consistiu em revisão bibliográfica, pesquisas documentais e empíricas para identificar a territorializaçao. Os resultados permitem refletir sobre a dinâmica destes múltiplos territórios no espaço urbano da referida cidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Anete Marilia Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora do Departamento de Geociências, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora do Departamento de Geociências, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiente e Território (PPGSAT) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professor do Departamento de Geociências, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Valéria Aparecida Moreira Costa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Isabella Cristina Cordeiro da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES e Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Références

ARAÚJO, C. V. B. Ensino superior brasileiro: expansão e transformação a partir dos anos 1990. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS, 2014.

CASTELO BRANCO, Mª Luíza. Cidades médias no Brasil. In: SPOSITO, M.E.B. SOBARZO, O. (Org). Cidades Médias: produção do espaço urbano e regional. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

CASTILHO, C.J. de M.. As Atividades dos serviços, sua história e seu papel na organização do espaço urbano: uma “nova” perspectiva para a análise geográfica? Revista de Geografia, Recife, v. 14, n. 1/2, p.29-89, jan./dez. 1989

DEMATTEIS, Giuseppe. O território: uma oportunidade para repensar a geografia. In: SAQUET, M. A. Abordagens e Concepções de Território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

FRANÇA, I. S. As novas centralidades de uma cidade média: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. 240 f. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2007.

FRANÇA, I. S. ; QUEIROZ, C. G. T. Rede urbana regional e os fluxos no setor de saúde no norte de Minas Gerais. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Uberlândia), v. 9, p. 204-222, 2013.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Produto Interno Bruto de Minas Gerais (PIB) - 2013. Disponível em http://fjp.mg.gov.br/index.php/produtos-e-servicos1/2745-produto-interno-bruto-de-minas-gerais-pib-2

HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: Um Debate: GEOgraphia, n.17, p. 5-20, 2007.

________. Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no nordeste. Niterói: UFF, 1997.

_______. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multi- territorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

______.Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br

LEFEBVRE, H. Lu Production de 1'Espace. Paris: Anthropos, 1974.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Editora Record, 2001.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. GEOgraphia, Rio de Janeiro, Ano 1. n. 1, p. 7-13, 1999.

SAQUET, Marcos Aurélio. Entender a produção do espaço geográfico para compreender o território. In: SPOSITO, E. (org.) Produção do espaço e redefinições regionais: a construção de uma temática. Presidente Prudente/SP: FCT/UNESP/GAsPERR, 2005.

_______. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

______. Abordagens e Concepções de Território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SAQUET, Marcos Aurélio; BRISKIEVICZ, Michele. Territorialidade e identidade: Um patrimônio no desenvolvimento territorial. Caderno Prudentino de Geografia, n. 31, p.3-16, 2009.

SINGER, Paul.O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. A produção capitalista de casa e (da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alpha-Omega, 1979. p. 21-36.

SOUZA, M. L. de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (org.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SPOSITO, Eliseu Savério. Sobre o conceito de território: um exercício metodológico para a leitura da formação territorial do sudoeste do Paraná. In: RIBAS, A. D.; SPOSITO, E. S.; SAQUET, M. A. Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004

SPOSITO, M. E. B. As cidades médias e os contextos econômicos contemporâneos. In: SPOSITO, M. E. B. (org.). Urbanização e cidades: perspectivas geográficas. Presidente Prudente: [s.n.], 2001. p.609-643.

Téléchargements

Publiée

2016-06-26

Comment citer

PEREIRA, A. M.; FRANÇA, I. S. de .; LEITE, M. E. .; COSTA, V. A. M. .; SILVA, I. C. C. da . Considerações acerca da territorialização dos serviços na cidade de Montes Claros/MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 13, n. 01, p. 140–155, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1427. Acesso em: 22 déc. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 5 > >>