O ensino da Geografia na atualidade: desafios e perspectivas

Auteurs

  • Janete Aparecida Gomes Zuba Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

educação geográfica; diversidades; perspectivas.

Résumé

O mundo globalizado, cujas transformações exigem novos saberes, fez surgir a exigência de novas práticas educativas, na tentativa de substituir as idéias tradicionais na formação do saber. Enfrentar os desafios propostos exige, simultaneamente, uma reforma do pensamento e uma reforma do ensino. Face a essas transformações, a Geografia, como matéria que se ocupado território, deve levar em conta essas transformações não somente na incorporação dos conteúdose temas a serem trabalhados, mas também na metodologia e as atitudes a desenvolverem sala de aula, bem como as expectativas dos educandos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Janete Aparecida Gomes Zuba, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora de Prática de Formação e Estágio Supervisionado no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Références

ANDRADE, Manuel Correia de. Trajetória e compromisso da geografia brasileira. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na sala de sula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 9-13. Repensando o Ensino.

CALLAI, Helena Coppeti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000, p. 83-134.

______. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. IN: CASTROGIVANNI, Antônio Carlos et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003, p. 58–63.

CALLAI, Helena Coppeti; CALLAI, Jaeme Luiz. Grupo, espaço e tempo nas séries iniciais. In: CASTROGIVANNI, Antônio Carlos [et. al.] Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003, p. 65 – 75.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.

_______. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Educação geográfica: teorias e prática docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 66-78.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Metodologia da pesquisa educacional. SãoPaulo: Cortez, 1997.

GUREVICH, Raquel. Conceptos y problemas em geografia. herramientas básicas para una propuesta educativa. Em: Aisemberg, B. y S. Alderoqui (comp). Didácticas de las Ciencias Sociales II. Teorías con prácticas. Buenos Aires: Paidós, 1998.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. SãoPaulo: Hucitec, 1996.

_______. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997.

VESENTINI, José William. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: VESENTINI, José William (org.). O ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 219-248.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2009. Montes Claros, 2005. Disponível em: <http://www.unimontes.br/arquivos/legislacao/PDI-UNIMONTES-V.2-2005-2009V3.pdf>. Acesso em: 06 de mar. de 2006.

Téléchargements

Publiée

2006-12-31

Comment citer

ZUBA, J. A. G. O ensino da Geografia na atualidade: desafios e perspectivas. Revista Cerrados, [S. l.], v. 4, n. 01, p. 109–118, 2006. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2921. Acesso em: 22 nov. 2024.