A privatização da água no contexto da modernização agrícola na sub-bacia do Riachão

Auteurs

  • Priscilla Caires Santana Afonso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • João Cleps Júnior Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mots-clés :

Norte de Minas. Agricultura familiar. Geraizeiros. Modernização da agricultura. Água.

Résumé

Este artigo tem por objetivo discutir como historicamente o processo de modernização agrícola influenciou na forma de se relacionar com o meio e conseqüentemente na forma de gestão dos recursos naturais como água no alto curso da bacia do Riachão, Norte de Minas Gerais. A bacia se localiza em área de cerrado e a exemplo dos demais rios que nascem nessa região, são privilegiados com uma grande riqueza hídrica. Entretanto, as novas práticas agrícolas adotadas por empresários que chegaram à área a partir da década de 60 e a imposição de um novo modelo de agricultura aos locais vêm comprometendo a riqueza hídrica e cultural do lugar. Para alcançar o objetivo proposto, delimitamos uma área de estudo, o alto curso da bacia nos limites municipais de Montes Claros mais especificamente as Comunidade de Pau-D’Óleo, Tiririca e Lagoa do Barro, por ser essa área da bacia onde se concentra representantes dos dois grupos de agricultores existentes na sub-bacia e por estarem representados os diversos impactos sócio-ambientais enfrentados por esses. Adotamos uma metodologia baseada em pesquisa documental e bibliográfica, trabalhos de campo e entrevistas com agricultores familiares e comerciais, além de registros fotográficos da área. Os resultados parciais apontam para uma necessidade urgente de formulação de políticas públicas que atendam aos agricultores no que tange a regulação dos conflitos pela posse dos recursos naturais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Priscilla Caires Santana Afonso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestranda em Geografia UFU – Bolsista FAPEMIG. Professora pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

João Cleps Júnior, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Orientador.

Références

AFONSO, P.C.S. Monitoramento Ambiental nas Nascentes do Riachão. 96f. Monografia (Iniciação Científica) – Universidade Estadual de Montes Claros.

ANDRADE, M. C. Área de domínio da pecuária extensiva e semi-extensiva na Bahia e no Norte de Minas Gerais. Recife: SUDENE, Planejamento Regional, 1982. 497 p.

______. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2005, 334p.

Água – Consultores Associados Ltda, IGAM (Instituto de Gestão das Águas) & COPASA (Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais). Estudo Hidrológico da Bacia do Alto-Médio Rio Riachão. Relatório Final – vol. 01, Belo Horizonte, 1999.

CENTRO DE AGRICULTURA ALTERNATIVA NORTE DE MINAS – CAA/NM. Projeto Piloto de Gestão Participativa dos Recursos Hídricos: a participação da sociedade civil em programas de gestão ambiental. Montes Claros: CAA/NM, 2000.

COSTA, J.B.A. Cultura, Natureza e Populações Tradicionais. In: Revista Verde Grande. Montes Claros: Editora da Unimontes, Vol. 03, n.º 03, 2006, p. 37- 64.

DAYRELL, C. Os Geraizeiros Descem a Serra ou a Agricultura de Quem não Aparece nos Relatórios dos Agrobusiness. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 189-272.

FERNANDES, B. M. Questão agrária, pesquisa e MST. São Paulo: Cortez, 2001, p. 19-48.

______. Espaços Agrários de Inclusão e Exclusão Social: novas configurações do campo brasileiro. Currículo sem Fronteiras. V. 3, n.1, p.11-27, Jan/Jun 2003.

GRAZIANO DA SILVA, J. Tecnologia e Agricultura Familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, 238p.

______. A Nova Dinâmica da Agricultura Brasileira. Campinas: UNICAMP, 1998. 209 p.

______. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

______. O novo rural brasileiro. Campinas/SP: Editora do Instituto de Economia da Unicamp, 1999. v. 1.

GERVAISE, A. A Transformação Agrária do Norte Meridional: Norte de Minas. Belo Horizonte: UFMG/Instituto de Geo-Ciências/Departamento de Geografia (publicação especial n.º 1).

HARVEY, D. A produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005, 241p. (Coleção Geografia e Adjacências).

KAGEYAMA, A; GRAZIANO DA SILVA, J. Produtividade e progresso técnico na agricultura. Campinas: UNICAMP, 1987.

MARTINS, J.S.M. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Livraria Pioneira, 1975. 161p.

MARX, K. O capital. São Paulo: Abril, 1985.

MOREIRA, R. Questão Agrária e Sustentabilidade: reflexões analíticas. In: X World Congress of Rural Sociology – IRSA Rio de Janeiro, 2000.

OLIVEIRA, A. U. de. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. São Paulo: Ática, 1986.

PEREIRA, A. M., ALMEIDA, M. I. S. (orgs.). Leituras geográficas sobre o Norte de Minas Gerais. Montes Claros: Editora da Unimontes, 2004. 130p.

PORTO-GONÇALVES, C.W. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, 461p.

______. As Minas e os Gerais – Breve ensaio sobre desenvolvimento e sustentabilidade a partir da Geografia do Norte de Minas. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 189-272.

RIBEIRO, R. F. História Ecológica do Sertão Mineiro e a Formação do Patrimônio Cultural Sertanejo. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 47-106.

RIBEIRO, E. M. Práticas, preceitos, problemas associados à escassez da água no vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br. Acesso em: 07 out. de 2006.

RODRIGUES, L. Contribuição da Agricultura Irrigada ao Desenvolvimento Regional. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 141- 188.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

SILVA, C. E. M. Cerrados e Camponeses no Norte de Minas: um estudo sobre a sustentabilidade dos ecossistemas e das populações sertanejas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Belo Horizonte, 1999.

______. Desenvolvimento e Sustentabilidade nos Cerrados: o caso do sertão norte-mineiro. IN: LUZ, C. e DAYRELL, C. (orgs.). Cerrado e Desenvolvimento: tradição e atualidade. Montes Claros: Max Gráfica e Editora, 2000, p. 273- 305.

WANDERLEY, M. N. Raízes históricas do campesinato brasileiro. In: ANPOCS, XX, out. 1996, Caxambú/MG, Anais. Caxambú: UFMG, 1996. p. 20-35.

Téléchargements

Publiée

2007-12-31

Comment citer

AFONSO, P. C. S.; CLEPS JÚNIOR, J. A privatização da água no contexto da modernização agrícola na sub-bacia do Riachão. Revista Cerrados, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 131–146, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2931. Acesso em: 22 déc. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice