Água e território: uma análise do conflito e gestão da água no vale do Riachão, Montes Claros/MG
Mots-clés :
Território. Territorialidades.Comunidades. Gestão comunitária. Sub-bacia do Riachão.Résumé
Este trabalho discute as diversas concepções sobre território com o intuito de articular conceitos que nos ajude na reflexão sobre o conflito pelo uso e gestão da água pelas comunidades da sub-bacia do Riachão. A discussão teórica está estruturada segundo três vertentes distintas e complementares,
a saber: 1) o território visto como forma de disputa e controle do poder; 2) o território enquanto estabelecimentos de vínculos e práticas sociais; 3) a
multiterritorialidade e os conflitos por essa criados. Tivemos a intenção de discutir a perspectiva do Estado como agente territorializador, em seguida
outras perspectivas da categoria dentro da ciência geográfica como o território entendido a partir das relações sociais o que delimitou a multiterritorialidade da sub-bacia do Riachão, que vem ocasionando conflitos pelo território (área, terra) e pelos recursos naturais, como água. Nesse sentido, foi utilizada uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo, onde se estruturou as formas de gestão comunitária pelas comunidades.
Téléchargements
Références
AFONSO, Priscilla Caires Santana. Monitoramento Ambiental nas Nascentes do Riachão. 96f. Monografia (Iniciação Científica) – Universidade Estadual de Montes Claros.
________. Os usos e conflitos pela água na sub-bacia do Riachão no Norte de Minas. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária. Rio de Janeiro: UERJ, Departamento de Geografia, 2006.
CASTRO, Graziella Fernandes de.Estudo dos Processos de Territorialização -Desterritorialização-Reterritorialização e Exclusão de um Território com duas faces: o “Bairro Chiquinho Guimarães”, Montes Claros/MG. 213p. Dissertação
(Mestrado em Desenvolvimento Social) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
GIDDENS, Anthony. O estado-nação e a violência: Segundo volume de uma crítica contemporânea ao materialismo histórico. Tradução de Beatriz Guimarães. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: dos fins dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.
________. Da Desterritorialização à Multiterritorialidade. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: USP. Departamento de Geografia, 2005.
________. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Manifestações da cultura no Espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 2006. 247 p.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática S.A, 1980.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Annablume, 2005.
HEIDRICH, Álvaro Luiz. Conflitos Territoriais na Estratégia de Preservação da Natureza. In: SAQUET, ... [et al.]. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 271 – 290.
MEDEIROS, Rosa Maria Vieira. Território, Espaço de Identidade. In: SAQUET, ... [et al.]. Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 217 – 227.
SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In: SANTOS, Milton... [et al.]. Território e territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 13 – 21.
SOUZA, Ângela Fagna Gomes de; SANTOS, Rodrigo Herles dos; MARTINS, Geraldo Inácio. Territórios Flutuantes: as ilhas do São Francisco. Anaisdo 2º Simpósio do Rural e do Urbano no Brasil. Rio de Janeiro:UERJ, Departamento de
Geografia, 2009.
VLACH, Vânia. O Estado-Nação Moderno na Contemporaneidade: uma outra geopolítica. Revista Scripta Nova. Barcelona, v.XII, n. 270(32), 2008, p. 1-13.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.