Breve histórico do curso de geografia na Fundação Norte Mineira de Ensino Superior - FUNM em Montes Claros (MG)
Mots-clés :
Geografia. Educação Superior. FUNM. Montes Claros.Résumé
Neste artigo, investiga-se a história do Curso de Geografia, na Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM, e a contribuição deste para o desenvolvimento da cidade de Montes Claros/MG. Com a implantação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE (1959) e o processo de urbanização acelerado na década de 1960, a cidade de Montes Claros localizada no Norte de Minas Gerais vivenciou um crescimento populacional rápido e desordenado, exigindo novos investimentos em alguns setores, dentre eles a educação. Dessa forma, a criação da FUNM e do Curso de Geografia, contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Montes Claros (MG), uma vez que teve como objetivo formar professores para atuarem no ensino de 1º e 2º Graus em colégios públicos e particulares, da região. A metodologia utilizada nesta pesquisa se fundamenta nos princípios de investigação histórica mediante análise do conteúdo das seguintes fontes: legislação, atas de implantação do curso de Geografia da FUNM, jornais, estrutura curricular do Curso e entrevista com egressos do Curso de Geografia da década de 1960/1970. Será contemplada, sobretudo, a produção acadêmica da própria Universidade Estadual de Montes Claros, com o objetivo de fundamentar teoricamente o estudo. Os resultados encontrados na realização dessa pesquisa indicam que
o resgate histórico da criação do curso de Geografia em Montes Claros é relevante e confirma que o mesmo é um Curso Superior dinâmico e voltado para a realidade local e regional. Este trabalho expõe resultados parciais de uma pesquisa em andamento financiada pela FAPEMIG.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Fátima Rita Santana. Breve Histórico do Curso de Pedagogia. Revista do Curso de Pedagogia, Montes Claros, n.1, V.1, p.11-16, setembro 1997.
BRITO, Marcelo Ferreira de; FREITAS, Bruno Rodrigues; ALVES, Roney Soares; PEREIRA, Anete Marília. REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS AMBIENTAIS MUNICIPAIS EM MONTES CLAROS – MG (BR): APLICABILIDADE E DESAFIOS. Disponível
em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/286.pdf. Acesso em: 10 de novembro 2011.
FERREIRA, Luiz de Paula. Aspectos do Desenvolvimento de Montes Claros. Imprensa Oficial. Belo Horizonte: junho 1975. 47 p.
GOMES, Maria José Narciso. Histórico do Curso de Geografia. Caderno Geográfico, Revista do Departamento de Geociências. Montes Claros, vol. 1, nº 1, p. 7-13, Nov. 1989.
Governo do Estado de Minas Gerais. Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Carta-Consulta para a criação da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros, s/d.
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA PLENA NOS ANOS DE 1976 A 1979. Secretaria Geral da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, 2011.
JÚNIOR, César Rota. Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: discursos produzidos em prol do desenvolvimento regional por ocasião da implantação da Fundação Universidade Norte Mineira – FUNM, na década de 1960, na cidade de
Montes Claros – MG. 89 f. Dissertação (Mestrado pelo Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS). Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Montes Claros/MG, 2010.
MAURÍCIO, Milene Antonieta Coutinho. Velho Sobrado – Um Passado Secular. Vínculo – Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da F.U.N.M., Montes Claros, nº 03, p. 131-136, fevereiro de 1987.
SANTOS, Dulce Pereira dos; AGUIAR, Fátima Rita Santana; FERNANDES, Marianne Durães. Curso de Geografia da Unimontes em Montes Claros/Mg (1964-1971): reflexões sobre Educação, Formação Docente e Desenvolvimento. In. Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais – COPEHE – MG, VI., 16 a 18 de agosto
de 2011. Viçosa/ MG. Anais: ISSN: 2236-9287, Viçosa/ MG: Universidade Federal de Viçosa, 2011. CD- ROM.
BRASIL. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 4.024. Brasília, DF: Centro de documentação e informação, 1961.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em . Acesso em 28 janeiro 2010.
Sul.
ROCHA, Genylton Odilon Rego da. Uma breve história da formação de professores de Geografia no Brasil. Terra Livre. V.15, 2000.
PEREIRA, Anete Marília. Cidade Média e Região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Uberlândia. 351f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: 1ª edição, Editora Cortez, 2007.
REVISTA VINCULO. Pequena Resenha Histórica da FAFIL. Ano I. Nº1. Montes Claros: UNIMONTES, 1973.p.9-12.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
TEIXEIRA, A. Ensino Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: FGV, 1989.
VLACH, Vânia; MELO, Adriany de Ávila; SAMPAIO, Antônio Carlos Freire. História da Geografia Escolar Brasileira: continuando a discussão. Anais do VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Uberlândia, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2012
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.