Povoamento e resistência do território camponês norte mineiro

Auteurs

  • Maria das Graças Campolina Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mots-clés :

Campesinato, território nortemineiro, movimentos sociais.

Résumé

O objetivo deste estudo é compreender as dinâmicas ocorridas no Norte de Minas Gerais referentes ao povoamento e permanência das populações camponesas nesta região, assim como as estratégias atuais relacionadas à garantia de seus territórios frente às expropriações sofridas ao longo de sua história. A partir da perca ou da compressão de seus territórios para a instalação de projetos desenvolvimentistas conduzidos pelo Estado, essas relações são reafi rmadas através das alianças firmadas com ONGs e instituições civis, fortalecendo-as no front de luta e de conquista de seus territórios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria das Graças Campolina Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Geografi a pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Professora do Departamento de Geociências da Unimontes.

Références

ALBUQUERQUE, Lucimar Magalhães de. Aprender com o Buriti: tempos e espaços na formação de agentes da Economia Solidária no Norte de Minas Gerais. Uberlândia: PPG-IG/UFU, 2007. Dissertação de mestrado. 137 f.

CORREA, Jeane Queiroz. Trabalho e Cotidiano na Comunidade Gerais do Calixto, Buritizeiro - Sertão Norte dos Gerais. Montes Claros: Unimontes (Pirapora), 2008. Monografi a de Graduação.

COSTA, João Batista de Almeida. Cultura Sertaneja: a conjugação de lógicas diferenciadas. In. SANTOS, Gilmar Ribeiro dos (org.). Trabalho, Cultura e Sociedade no Norte/Nordeste de Minas. Montes Claros: Best, 1997.

CUNHA, Maria das Graças Campolina. Gameleira, Sertão Norte de Minas Gerais: Um olhar feminino sobre o feminino camponês. Uberlândia: PPG-IG/UFU, 2013. Tese de doutorado. 314 f.

DAYRELL, Carlos Alberto. Geraizeiros y Biodiversidade nel Norte de Minas Gerais: La contribuición de la agroecologia y de La etnoecologia em los estudios de los agroecossistemas. Huelva: Universidad Internacinal de Andalúcia, 1998. Dissertação de Mestrado.

FELFILI, Jeane Maria (Org.). Estudos de Vegetação para Subsidiar a Criação das Reservas Extrativistas Barra do Pacuí e Buritizeiro – MG. Brasília: MMA, 2010. (Coleção Biodiversidade 37).

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Geografi a da Riqueza, Fome e Meio Ambiente. In. OLIVEIRA, Ariovaldo. MARQUES, Marta Inez Medeiros (orgs.). O Campo no Século XXI: Território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do fi m dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Totemismo Hoje. Lisboa: Edições 70, 1986. Perspectivas do Homem.

LITLLE, Paul. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma Antropologia da territorialidade. In: Anuário Antropológico 2002/2003. Rio de Janeiro: 2004.

MAUSS, Marcel. Ensaios sobre a Dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In. ______ Sociologia e Antropologia. v. II. São Paulo: Edusp, 1974.

NOGUEIRA, Mônica Celeida Rabelo. Gerais a Dentro e a Fora: identidade e territorialidade entre Geraizeiros do Norte de Minas Gerais. Brasília: UNB/Departamento de Antropologia, 2009. Tese de doutorado.

RIEPER, Ana. Imagens do Baixo São Francisco: a percepção da paisagem na construção da identidade da população ribeirinha. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, 2001.

SABOURIN, Eric. Camponeses do Brasil: entre a troca mercantil e a reciprocidade. Trad. Leonardo Milani. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

WOORTMANN, Klaas. 1990. “Com parente não se neguceia”: o campesinato como ordem moral. Anuário Antropológico, Brasília/Rio de Janeiro, EDUNB/Tempo Brasileiro, n. 87, p. 11-73, 1990.

Téléchargements

Publiée

2013-12-31

Comment citer

CUNHA, M. das G. C. Povoamento e resistência do território camponês norte mineiro. Revista Cerrados, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 168–180, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3034. Acesso em: 24 nov. 2024.