Agrofinanceirização e agrotóxicos no setor sucroenergético brasileiro

Auteurs

DOI :

10.46551/rc24482692202417

Mots-clés :

Agrofinanceirização, Agrotóxicos, Setor sucroenergético

Résumé

A agrofinanceirização e o uso de agrotóxicos no setor sucroenergético brasileiro têm despertado preocupações devido aos seus impactos socioeconômicos e ambientais. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre agrofinanceirização e agrotóxicos, identificando os problemas decorrentes dessa interação e propondo alternativas sustentáveis. O problema de pesquisa reside na dependência do setor sucroenergético em relação a recursos financeiros externos e na utilização intensiva de agrotóxicos, resultando na concentração de terra e na degradação ambiental. A hipótese defendida é que a agrofinanceirização e o uso de agrotóxicos estão contribuindo para um modelo insustentável no setor sucroenergético, prejudicando a saúde humana, a justiça social e a preservação dos recursos naturais. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, com análise de dados estatísticos, relatórios técnicos e estudos de caso que abordam a agrofinanceirização e o uso de agrotóxicos no setor sucroenergético brasileiro. Os resultados apontam para a concentração da propriedade da terra e a exploração desenfreada dos recursos naturais, promovidas pela agrofinanceirização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daniel Féo Castro de Araújo, Universidade de Brasilia – UnB, Brasilia (DF), Brasil

É graduado em Geografia e mestre em Ciências Sociais cursados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e  doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). É membro e pesquisador do grupo de pesquisa "Entrenós - Trabalho e Linguagem" do Laboratório de Linguagem e Trabalho da Universidade de Brasília (UnB).

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900.

Fernando Luiz Araújo Sobrinho, Universidade de Brasilia – UnB, Brasilia (DF), Brasil

É graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Arquitetura e Urbanismo: Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEA) e Mestrado Profissional em Geografia (PROFGEO) da Universidade de Brasília (UnB).

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900.

   

Téléchargements

Publiée

2024-07-01

Comment citer

ARAÚJO, D. F. C. de; ARAÚJO SOBRINHO, F. L. Agrofinanceirização e agrotóxicos no setor sucroenergético brasileiro. Revista Cerrados, [S. l.], v. 22, n. 02, p. 03–24, 2024. DOI: 10.46551/rc24482692202417. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/7351. Acesso em: 17 nov. 2024.