O cerrado como o “berço das águas”: potencialidades para a educação geográfica
DOI:
10.22238/rc244826922019170186113Palavras-chave:
Cerrado. Ensino de Geografia. Conservação.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância hidrológica do Cerrado e do seu conhecimento no processo de ensino-aprendizagem na Geografia Escolar. Discutir o Cerrado a partir do termo “berço das Águas”, requer a compreensão de que, embora a água seja um recurso natural renovável, sua dinâmica de circulação no ambiente tem sido afetada pela sociedade, comprometendo sua qualidade e disponibilidade. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, relativas aos temas Cerrado, ensino de Geografia e impactos ambientais, e análises de dados primários, disponibilizados pela CPRM, ANA, IBGE e EMBRAPA. Com o intuito de apresentar os resultados obtidos, estruturou-se o presente artigo em três tópicos. No primeiro, discute-se as potencialidades hídricas do domínio morfoclimático do Cerrado. Na sequência, aborda-se os recursos hídricos e sua importância para o Cerrado. Por fim, apresentam-se algumas possibilidades para a conservação desse domínio por meio do ensino de Geografia. Diante disso, conclui-se que, o uso correto dos recursos hídricos requer a construção do conhecimento sobre o Cerrado na Educação Básica. E que a análise em torno dessa temática não pode ser encaminhada criando cisões entre problemas ambientais e sociais, pelo contrário, deve primar pela conscientização, no sentido da construção de cidadãos autônomos.
Palavras-chave: Cerrado. Ensino de Geografia. Conservação.
THE CERRADO AS THE "BERRY OF THE WATERS": potentialities for geographical education
ABSTRACT
This article aims to discuss the hydrological importance of the Cerrado and its knowledge in the teaching-learning process in School Geography. Discussing the Cerrado from the term "cradle of Waters" requires the understanding that, although water is a renewable natural resource, its dynamics of circulation in the environment has been affected by society, compromising its quality and availability. To achieve this objective, bibliographic research was carried out, related to the Cerrado, geography teaching and environmental impacts, and primary data analyzes made available by CPRM, ANA, IBGE and EMBRAPA. In order to present the results obtained, the present article was structured in three topics. In the first, we discuss the water potential of the Cerrado morphoclimatic domain. In the sequence the water resources and its importance for the Cerrado. Finally, some possibilities are presented for the conservation of this domain, through the teaching of Geography. Therefore, it is concluded that, the correct use of water resources requires the construction of knowledge about the Cerrado in Basic Education. And that, the analysis, around this issue, can not be addressed by creating divisions between environmental and social problems, but, on the contrary, should be based on awareness, in the sense of building autonomous citizens.
Keywords: Cerrado. Geography Teaching. Conservation.
LE CERRADO COMME LE “BERCEAU D’EAUX”: des potentialités pour l’éducationographique
RÉSUMÉ
Cet article a l’objectif de discuter l’importance hydrologique du Cerrado et as conaissance à l’enseignement de Géographie à l’école. Discuter le Cerrado avec le terme “Berceau d’eaux” il faut avoir la compréhension de la dynamique de la circulation à l’environnement que compromet la qualité et la disponibilité de cette ressource naturel, même s’il est renouvelable. Pour atteindre cet objectif, on a fait des recherches bibliographiques sur les thèmes Cerrado, l’enseignement de géographie, des impacts environnementaux et des analyses de données primaires, disponible par CPRM, ANA, IBGE et EMBRAPA. Avec l’intention de présenter les résultats obtenus, on a structuré l’article en trois sujets. D’abbord on a discute des potentialités de l’eau. Après on approche les ressources en eau et son importance pour le Cerrado. Enfin, on a présent quelques possibilités pour la conservation de ce domaine au moyen de l'enseignement de Géographie. Il est conclu que l’utilisation correcte des ressources en eau nécessite de la construction de la connaissance sur le Cerrado à l’école elementaire. L’analyse sur ce thème ne peut pas créer des divisions entre des problèmes environnementaux et des problèmes sociaux, au contraire, il faut considérer la prise de conscience pour la construction des citoyens autonomes.
Mots-clés: Cerrado. Enseignement de Géographie. Conservation.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Águas subterrâneas: um recurso a ser conhecido e protegido. Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Petrobras. Brasília: Agência Crio, 2007. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/167/_publicacao/167_publicacao28012009044356.pdf. Acesso em: 22 fev. 2018.
CALDAS, Juliana. Águas do Cerrado são questão estratégica para o país. Jornal Dia de Campo. 2013. Disponível em: http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?data=14/09/2013&id=28947&secao=Agrotemas. Acesso: 06 nov. 2017.
CAMPOS FILHO, Romualdo Pessoa. Um olhar geopolítico sobre a água no Cerrado:
apontamentos para uma preocupação estratégica. In CASTILHO, D.; PELÁ, M. (Org.).
Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia, GO: Editora Vieira, 2010.
CARNEIRO, C. D. R.; CAMPOS, H. C. N. S. Recursos hídricos subterrâneos. In: HASUI, Y. et al (Orgs.). Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2002. p. 797 – 813.
CASTILHO, Denis; CHAVEIRO, Eguimar Felicio. Por uma análise territorial do Cerrado. In: Cerrados perspectivas e olhares. Goiânia, Vieira, 2010. p. 15-34.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Ed. Alternativa, 2002.
COSTA, Taís Borges. et al. A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Polyphonía, v. 21/1, jan./jun. 2010.
COUTINHO, L. M. O bioma Cerrado. In: KLEIN, A. L. (Org.). Eugen Warming e o cerrado brasileiro: um século depois. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 2002.
FARIAS, S. E. M.; LUIZ, G. C.; FERREIRA JUNIOR, L. G. O bioma Cerrado: aspectos hídricos e climatológicos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CLIMATOLOGIA, 6., 2015. Natal. Anais... Natal: SBMET, 2015.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Goiânia, 2012.
IBGE; EMBRAPA – SOLOS. Mapa de Unidades de Relevo do Brasil, na escala de 1:5.000.000. 2008. Disponível em: http://www.visualizador.inde.gov.br. Acesso em: 13 out. 2017.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Internacionalização das políticas educacionais e repercussões no funcionamento curricular e pedagógico das escolas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONTA, S. V. (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didáticas e formação de professores. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.
LIMA, J. E. F. W. Situação e perspectivas sobre as águas do Cerrado. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 63, n. 3, p. 27-29, jul. 2011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S000967252011000300011. Acesso em: 06 nov. 2017.
______. Recursos hídricos do bioma Cerrado: importância e situação. In: SANO, S. M.; ALMEIDA, S. P de; RIBEIRO, J. F (Eds.). Cerrado: ecologia e flora. 2 v. Brasília: Embrapa Cerrados, 2008 a.
______. Análise da situação dos recursos hídricos do Cerrado com base na importância econômica e socioambiental de suas águas. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional Savanas Tropicais, 2008 b, Brasília, Anais eletrônicos... Disponível em: http://simposio.cpac.embrapa.br/simposio/trabalhos_pdf/00738_trab2_ap.pdf. Acesso: 06 nov. 2017.
LIMA, Jorge Enoch Furquim Werneck; SILVA, Euzebio Medrado da. Estimativa da produção hídrica superficial do Cerrado brasileiro. In: SCARIOT, A.; SOUSA-SILVA, J. C.; FELFILI, J. M. (Orgs.). Cerrado: ecologia, biodiversidade e conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da geografia escolar. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na Escola Básica. Campinas, SP: Papirus Editora, 2013, p. 13-44.
MORAIS, F. D. Infiltração – uma variável geomorfológica. Caderno de Geografia, Minas Gerais, v.22, n.38, p. 73 – 87, 2012.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: Questões Atuais. Papirus Editora, 1997.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Cultura e Sociedade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Indagações sobre o currículo do ensino fundamental. Boletim 17, set. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 05 nov. 2017.
OLIVEIRA FILHO, Eduardo Cyrino de; LIMA, Jorge Enoch Furquim Werneck. Impactos da agricultura sobre os recursos hídricos na região do cerrado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2002.
PIRES, Lucineide Mendes. Políticas educacionais e curriculares em curso no Brasil: a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) In: ROQUE, V. de O. et. al. (Org.). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na Educação Básica. Belo Horizonte: IGC, 2017.
SANTOS, Vitor João. Maior ameaça ao Cerrado é considerar sua vegetação nativa um estorvo ao desenvolvimento. Entrevista especial com José Felipe Ribeiro. Revista IHU On-Line. abr. 2017. Disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/566362-maior-ameaca-ao-cerrado-e-considerar-sua-vegetacao-nativa-um-estorvo-ao-desenvolvimento-entrevista-especial-com-jose-felipe-ribeiro>. Acesso em: 20 nov. 2017.
SILVA, Carlos Eduardo Mazzetto. O cerrado em disputa: apropriação global e resistências locais. Brasília: Confea, 2009.
SILVA, Flávia Gabriela Domingos; BUENO, Míriam Aparecida. Os territórios cerradeiros nas aulas de Geografia: Análise da abordagem do conceito de Cerrado no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. In: Revista Brasileira de educação em Geografia. Campinas, v. 5, n. 10, p. 193-211, jul./dez., 2015. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/234>. Acesso em: 05 nov. 2017.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. In: Cadernoscenpec. São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: <http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293>. Acesso em: 05 nov. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nesta Revista, os Direitos Autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertecentes à Revista Cerrados. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições próprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.