Construindo sentidos nas leituras de imagens: um estudo sobre os livros didáticos de Geografia

Autores

DOI:

10.22238/rc24482692v15n12017p114a129

Palavras-chave:

educação visual; livro didático; ensino de Geografia; semiótica.

Resumo

O presente artigo traz uma análise sobre as capas de livros didáticos de Geografia do ensino básico. Tal análise busca refletir as possibilidades de leituras de sentido que podem ser mobilizadas pelos conteúdos de imagem das capas desse tipo de livro. Espera-se com essa perspectiva colaborar para com o desenvolvimento da educação visual de professores e alunos. A experiência espacial atual é exposta como sendo muito influenciada pela produção de imagens, o que reforça a importância do conhecimento sobre as formas de olhar. Reflexões sobre linguagem visual são desenvolvidas, considerando-se especialmente os estudos de Roland Barthes. Os instrumentos de interpretação visual desse autor são encaminhados junto às capas de livros didáticos de Geografia o que permite identificar os sentidos derivados dessas imagens, descrevendo abordagens geográficas e com elas a maior valorização da representação de grupos minoritários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano da Costa Timmers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia, todos cursados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor da rede municipal de Educação de São Leopoldo (RS).

Branda Eloá Weppo, Universidad de la Empresa - UDE, Montevidéu/Uruguai.

Possui Graduação em Design pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialização em Design Gráfico pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente é mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE) Montevidéu/Uruguai.

Referências

ACASO, M. Classificación de terrores visuales. In: ___.Esto no sonlas Torres Gemelas: cómo apreender a leerlatelevisión y otrasimágenes. Madrid: Catarata, 2006. p.51-87.

ADAS, Melhem. ADAS, Sérgio. Expedições geográficas – 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2011.

APPLE Inc. Manual del usuário delIphone para iOS 7. Disponível em <https://itunes.apple.com/us/book/manual-del-usuario-del-phone/id725663600?mt=11> Acessado em: dezembro de 2016.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte : anos mil novecentos e oitenta e novos tempos. 8. ed. São Paulo : Perspectiva, 2010. xxxiv, 149 p. : il.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1990c1982. 284 p. : il.

BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008, relativa a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13010.htm> Acessado em: dezembro de 2016.

COSTA, Marisa Cristina Vorraber. Estudos culturais, educação e pedagogia. In: Revista brasileira de educação. Belo Horizonte N. 23 (maio/ago. 2003), p. 36-61.

EDITORA MODERNA. Catálogo com a descrição da coleção “Expedições Geográficas”. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2E24D324012E3469E60A34AF&itemId=8A7A83CB31BFE97401325EECE85B0548> Acessado em: dezembro de 2016.

GREIMAS, A. J. Por uma teoria do discurso poético. EM: [APOLLINAIRE, et ali] Essais de sémiotiquepoétique (Português) Ensaios de semiótica poética: São Paulo : Cultrix, 1975. P. 10-32.

HERNANDÉZ, Fernando. ?De qué hablamos cuando hablamos de cultura visual?. In: Educação & realidade. Porto Alegre Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 9-34.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e espaço. Sétimo ano, São Paulo: 24°Ed. Saraiva, 2015.

SENE, Eustáquio de. Entrevista com o prof. Dr. Sene, fotografias e(m) livros didáticos de Geografia.[Entrevistadores: OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos], Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas: v.3., n.6 (2013), p. 192-225.

RAUBER, Joaquim; TONINI, Ivaine M. Livro didático de geografia: pensando as aprendizagens. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis:UFSC, 2014. Disponível em: <http://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br> Acessado em junho de 2016.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.4 ed. São Paulo: Editora da USP, 2012.

VESENTINI, Jose William. Brasil: sociedade e espaço. 14° Ed. São Paulo: Ática, 1991.

______.Para uma geografia crítica na escola. São Paulo : Ática, 1992. 135 p.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

TIMMERS, J. da C.; WEPPO, B. E. . Construindo sentidos nas leituras de imagens: um estudo sobre os livros didáticos de Geografia. Revista Cerrados, [S. l.], v. 15, n. 01, p. 114–129, 2017. DOI: 10.22238/rc24482692v15n12017p114a129. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1342. Acesso em: 22 nov. 2024.