Interdisciplinaridade e rodas de conhecimento: o papel das bacias hidrográficas e seus fundamentos epistemológicos dentro das geociências agrárias e ambientais

Autores

DOI:

10.46551/rc24482692202201

Palavras-chave:

Ciências Exatas e da Terra, Epistemologia, Conceitos de Interdisciplinaridade, Rodas de Conhecimento

Resumo

Não é comum nas Ciências da Natureza o debate acerca de problemas filosóficos de definição. Em geral busca-se apenas o trabalho concreto de uma determinada pesquisa sem se preocupar ao que levou a isto. Desta forma, os conceitos de interdisciplinaridade, de rodas de conhecimento e as definições epistemológicas de termos utilizados em trabalho sobre bacias hidrográficas pouco são falados, ficando muitas vezes deixados de lado. O objetivo deste trabalho, portanto, é esse: baseado nos estudos de Martins Jr (1998, 2014a e b) explicar epistemologicamente os termos usados em estudos de bacias hidrográficas através da compreensão do que vem a ser interdisciplinaridade. Pode-se concluir que as bacias hidrográficas precisam, de fato, de uma linha de pesquisa específica, mas como estudos filosóficos e teóricos dentro das Ciências Exatas e da Terra são ainda raros, em especial no campo da gnosiologia, só agora foi apresentada, de fato uma proposta real de subárea capaz de englobar esta temática, mostrando ser importante o incentivo a mais estudos como este aqui presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Luiz Teixeira de Camargo, Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, Piumhi (MG), Brasil

É Graduado em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Sustentabilidade pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Piumhi/MG.

Endereço: Rua Severo Veloso, nº1880 – Bairro Bela Vista, Piumhi/MG.

 

Paulo Pereira Martins Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Ouro Preto (MG), Brasil

É Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Géologie Dynamique pela Université Pierre et Marie Curie (LISE/CNRS, França). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

Endereço: Morro do Cruzeiro, s/n – Bairro Bauxita, Ouro Preto/MG.

 

Raphaella Karla Portes Beserra, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia (MG), Brasil

É Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Endereço: Avenida João Naves de Ávila, nº 2121 – Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG

Referências

BERTHOLLET, C. L. Essai de statique chimique. Paris: Firmin Didot Frères, 1803.

CHOI, Y. J. Dialogue and Antithesis: A Philosophical Study on the Significance of Herman Dooyeweerd’s Transcendental Critique. Philadelphia: Hermit Kingdom Studies in History and Religion, 2000.

DE RAADT, J. D. R. Enhancing the horizon of information systems design: information technology and cultural ecology. 1994. (unpublished).

DICIONÁRIO ONLINE SIGNIFICADOS. 2016. Disponível em <https://www.significados.com.br/interdisciplinar>. Acesso em Dezembro de 2016.

DOOYEWEERD, H. A New Critique of Philosophical Thought. Philadelphia: Presbyterian and Reformed Publishing Co, 1969.

KANT, I. Réflexions sur l’éducation. Paris: J. Vrin, 1996.

KANT, I. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 2012.

LEFEBVRE, H. Lógica formal, lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LEIBNIZ, G. W. Discurso de Metafísica. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LOCKE, J. Ensaio acerca do Entendimento Humano. São Paulo: Editora Nova Cultural, l99l.

MARTINS Jr., P. P. Fundamentos Conceituais para o Desenvolvimento e a Prática das Geociências Agrárias e Ambientais. A Terra em Revista, [S./l.], n.4, p.10-15, 1998.

MARTINS Jr., P. P.; CARNEIRO, J. A.; ENDO, I.; VASCONCELOS, V. V.; NOVAES, L. A.D’A.; FERREIRA, E. N.; FERREIRA, O. C.; MARQUES, A. F. S. M.; BARBOSA, G.L.; NUNES, H.T.; TOLENTINO, J.A.; PEREIRA, M.A.S.; OLIVEIRA, M.A.I.; LOPES, J.S.; CARVALHO, F.E.C.; DE PAULO, R.G.F.; DA FRANCA, R.R.; DE MORAIS, M.C. Conservação de Recurso Hídrico no Âmbito da Gestão Ambiental e Agrícola de Bacia Hidrográfica. Belo Horizonte e Ouro Preto: Fundação CETEC e UFOP/EM/DEGEO, 2006.

MARTINS Jr., P.P. Gestão de Bacia Hidrográfica – Instrumentos o Quê e para Quê. Ouro Preto e Belo Horizonte: Apostila Pré-livro, 2014a.

MARTINS JR., P. P. Epistemologia Fundamental – Um Estudo Introdutório sobre a Estrutura do Conhecimento e a Aplicação Prática da Epistemologia na Pesquisa Científica. Belo Horizonte: Apostila Pré-livro, 2014 b.

NÓBREGA, T. P. Para uma teoria da corporeidade: um diálogo com Merleau-Ponty e o pensamento complexo. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1999.

PONCZEK, R. L. A polêmica entre Leibniz e os cartesianos: mv ou mv2? Caderno Catarinense de Ensino de Física, [S./l.], v.17, n.3, p. 336-347, 2000.

SCHAEFER, S. A lógica dialética: um estudo da obra filosófica de Caio Prado Júnior. Porto Alegre: Movimento, 1985.

SEN, A. Isolation, Assurance and the Social Rate of Discounts. Quartelry Journal of Economics, [S./l.], v.90, p. 112-24, 1967.

SINGER, P. Vida ética: os melhores ensaios do mais polêmico filósofo da atualidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

TORRES SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. 3. ed. Porto: Edições Marãnus, 1945.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

CAMARGO, P. L. T. de; MARTINS JÚNIOR, P. P.; BESERRA, R. K. P. Interdisciplinaridade e rodas de conhecimento: o papel das bacias hidrográficas e seus fundamentos epistemológicos dentro das geociências agrárias e ambientais. Revista Cerrados, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 03–22, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692202201 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4322. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Categorias