O potencial científico, didático e turístico do Parque Estadual de Botumirim, Minas Gerais
DOI:
10.46551/rc24482692202410Palavras-chave:
Botumirim, Geodiversidade, Geoturismo, Serra do Espinhaço, Unidades de ConservaçãoResumo
As áreas protegidas são destinos turísticos e didáticos para os visitantes de diversas partes do país e do mundo, que encontram na natureza sua principal motivação. O objetivo geral desta pesquisa é, pois, analisar os potenciais científico, didático e turístico da unidade de conservação Parque Estadual de Botumirim. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, elaboraram-se mapas por meio do software ArcGis 10.3 e se avaliou de modo qualitativo e quantitativo a geodiversidade do Parque, a partir dos valores científico, didático, turístico, além do seu risco de degradação. Apesar das diferenças na pontuação, a avaliação comprovou a relevância didática e turística dos geossítios e sítios de geodiversidade. Os atrativos avaliados foram classificados como de relevância local, nacional e internacional nos critérios estabelecidos, com valores entre 280 e 380 pontos no potencial didático e entre 175 e 325 no potencial turístico. No valor científico, também foram encontrados bons resultados, com variação entre 170 e 355 pontos. Nesse sentido, os atrativos de interesse geológico/geomorfológico pesquisados podem ser trabalhados na Educação Básica de modo integrado, adotando uma visão holística de natureza.
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