FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM PEDAGOGIA DO CAMPO

BREVES DISCUSSÕES ACERCA DE SUA FUTURA POTENCIALIZAÇÃO ENQUANTO ESPAÇO EDUCATIVO PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES CAMPONESES E QUILOMBOLAS

Autores

  • Vagner Luciano de Andrade

DOI:

10.46551/259498102020002

Palavras-chave:

Docência; Ensino Superior; Educação Camponesa; Formação Curricular; Licenciatura.

Resumo

A pedagogia, a ciência formadora de profissionais aptos a atuarem em diferentes níveis de educação é um relevante espaço de discussão teórica do conhecimento pedagógico objetivando efetiva revisão do sistema de ensino e reformulação das políticas educacionais. Atualmente os cursos ofertados vertem para uma formação focada na gestão dos serviços profissionais de apoio escolar e na gestão de espaços escolares e não escolares. Este foco empresarial encontra-se voltado a atender as demandas de educação para o trabalho, dentro da égide urbano-industrial capitalista. Assim demandas especialmente humanizadoras e processos inclusivos que fundamentam a educação em sua essência são negligenciados. Uma das muitas negligências refere-se ao currículo escolar e à formação docente, específicos para atendimento às populações camponesas marginalizadas ao longo da história da sociedade brasileira. Neste sentido, as discussões sociais sobre a legitimidade da educação do campo em todo o país vêm ganhando força nas últimas décadas. O presente trabalho buscar discutir a necessidade de formação de docentes camponeses para as séries iniciais através da ampliação da oferta de cursos presenciais, semipresenciais ou à distância em pedagogia do campo.

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Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-09-10

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Como Citar

Luciano de Andrade, V. (2020). FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM PEDAGOGIA DO CAMPO: BREVES DISCUSSÕES ACERCA DE SUA FUTURA POTENCIALIZAÇÃO ENQUANTO ESPAÇO EDUCATIVO PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES CAMPONESES E QUILOMBOLAS. Revista Ciranda, 4(1), 21–40. https://doi.org/10.46551/259498102020002 (Original work published 25º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos