Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-03-25. Leia a versão mais recente.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA

DESAFIOS E PERSPECTIVAS APÓS A LEI 11.769/2008

Autores

  • Marco Antônio Caldeira Neves

DOI:

10.46551/259498102020008

Palavras-chave:

Educação Musical: Estágio Supervisionado: Música

Resumo

O presente Artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no Estágio Supervisionado em Música da Unimontes buscando um paralelo com as experiências apresentadas por autores/professores de Estágio em outras universidades do país. Tem como foco a discussão sobre os desafios e perspectivas do Estágio Supervisionado em Música a partir da Lei 11.769/2008 e da Lei 13.278/2016. A Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do § 6o “a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”.  A Lei 13.278/2016 vem acrescida do acrescido do § 6o “As artes visuais, a dança, e música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular”. O estágio é uma atividade teórica de conhecimento da práxis dos professores, compreende como uma etapa de grande significância para a formação docente, pois, aproxima o futuro educador do cotidiano da escola, fazendo com que seja selecionado os principais aspectos educativos que possam ser analisados, refletidos, significados, investigados bem como abordados pelo estagiário e com a finalidade de qualificação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da operação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A Educação Musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. Porto Alegre: URFGS, 2000. Dissertação (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, URFGS, 2000.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 8, 17-24, mar. 2003.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Básica e Educação Musical: formação, contexto e experiências formativas. In: INTERMEIO: Revista do Programa de Pós Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 19, n. 37, p. 76-94, jan/jun. 2013.

BRASIL. Lei 11.788/08, Brasília: 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação no. 9394/96, Brasília. 1998.

BUCHMANN, Letícia; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. O estágio supervisionado na formação inicial em música: um estudo na UFSM. In: Anais Associação Brasileira de Educação Musical, 2007.

FIALHO, Vania Malagutti. A orientação do Estágio na formação de professores de música. In: Teresa Mateiro e Jusamara Sousa (Orgs.) Práticas de Ensinar Música: Legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços, formação. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 53-64.

FIALHO, Vania; ARALDI, Juciane. Fazendo rap na escola. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009.

MATEIRO, Teresa. A prática de ensino na formação dos professores de música: aspectos da legislação brasileira. In: MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. Práticas de ensinar música. Editora Sulina, Porto Alegre, 2006.

MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, 89-95, 2003.

PERRENOUD, Phillipe. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PICONEZ et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, Campinas, SP, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. Editora Contexto, São Paulo, 2004.

PROTÁSIO, Nilceia; SHIOZAWA, Priscilla Harumi. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 23, n. 45, p. 125-144, jan./jun. 2017.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Parecer no. 447/02 – Belo Horizonte, 2002.

SILVA, Aline Clissiane Ferreira da. Indisciplina na aula de Música. Anais Encontro regional sudeste da ABEM. São Paulo – SP, 2012.

SOUZA, Jussamara. Práticas de ensinar música. Editora Sulina, Porto Alegre, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES, Resoluções CEPEX: 118/2007; 189/2007; 153/2008.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Versões

Como Citar

Antônio Caldeira Neves, M. (2020). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS APÓS A LEI 11.769/2008. Revista Ciranda, 4(1), 95–106. https://doi.org/10.46551/259498102020008

Edição

Seção

Artigos