O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
10.46551/259498102020012Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Pedagogia e Formação de professoresResumo
O Estágio Curricular Supervisionado desempenha um papel fundamental nos cursos de formação de professores possibilitando o acesso aos conhecimentos específicos ou da área de referência, conhecimentos pedagógicos apoiados em componentes curriculares, conhecimentos que são objetos de ensino e conhecimentos da prática profissional. Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a importância do Estágio Supervisionado na percepção dos acadêmicos do Curso de licenciatura em Pedagogia na Unimontes. Está estudo apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Por meio dos resultados apresentados na pesquisa pôde se constatar que o Estágio Supervisionado constitui se um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas e desempenha um papel fundamental no processo de formação de professores. O Estágio Supervisionado possibilita a articulação entre a universidade e a sociedade, proporcionando uma integração à realidade escolar e o exercício da futura profissão, bem como e ampliação de conhecimentos e habilidades construídos na universidade e na escola-campo. Neste sentido, o estágio envolve uma atitude de reflexão sobre a teoria e a prática e suas contribuições na formação docente e construção da identidade profissional do licenciado.
Downloads
Referências
BARREIRO, Iraide Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e
Estágio Supervisionado na formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, v. 134, n. 1.248, p. 27.833-27.841, 23 dez. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jun. 2019
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em. Acesso em: :< http://www.planalto.gov.br/cne/pdf/027.pdf>. Acesso em: 15/04/2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 21 /2001. Dispõe sobre a duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jun. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência.
In: PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA,S.G.(Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SAVIANI, Dermeval O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2004
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-09-10 (2)
- 2020-03-25 (1)