A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD
Palavras-chave:
Educação a distância, Formação de professores, Ensino aprendizagem, Novas tecnologias, Ensino presencial e a distânciaResumo
Visando especificar o assunto a ser tratado neste artigo delimita-se o
objeto de estudo na área de formação de professores que atuam na
modalidade Educação a Distância. A questão norteadora que motiva
nosso estudo é: como a literatura vem registrando a formação docente na
última década para a modalidade Educação a Distância (EaD)? O
presente trabalho objetiva analisar a formação docente no manejo das
novas tecnologias visando identificar possibilidades de ensino
aprendizagem por meio da educação a distância; identificar as produções
científicas na área de formação de professores para atuarem na
modalidade educação a distância; descrever o papel docente frente as
necessidades e habilidades individuais e as de grupo, de forma presencial
e virtual. Utilizar-se-á a pesquisa quanto aos objetivos como um estudo
descritivo, que tem como principal objetivo descrever as características
de determinada população ou fenômeno; e exploratório, pois este, na
maioria dos casos, envolve levantamento bibliográfico do problema
pesquisado. Para elaboração deste estudo optamos por uma pesquisa
bibliográfica, pois é desenvolvida com base em material já elaborado,
constituído principalmente de livros e artigos científicos.