CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE ARTES, COM FORMAÇÃO EM MÚSICA, QUE ATUAM NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MONTES CLAROS-MG
Palavras-chave:
Educação Musical, Concepções e Práticas de Ensino, Formação inicial de professores, Licenciatura em MúsicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como
objetivo identificar e analisar as principais concepções e práticas
pedagógicas que configuram a atuação dos professores de artes,
licenciados em Música, das escolas da rede municipal de ensino de
Montes Claros-MG. O estudo é fundamentado em bases epistemológicas
da Educação Musical e de áreas afins, tendo como suporte pesquisa
documental na legislação federal e municipal e nos documentos
produzidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e das escolas
investigadas. A coleta de dados foi dividida em duas fases,
compreendendo inicialmente o levantamento realizado em todos os
estabelecimentos municipais de ensino, tendo como propósito identificar
os professores da disciplina artes que são formados em Música e,
posteriormente uma pesquisa de campo que foi realizada nas instituições
de ensino selecionadas. Os resultados obtidos indicam que estas
instituições agregam poucos professores com formação superior em
música, sendo o quadro predominantemente ocupado pelos docentes
formados em Artes Visuais. Quanto às práticas pedagógicas,
evidenciaram-se os critérios de planejamento e as bases de conteúdo
relacionadas às atividades realizadas de forma lúdica, estabelecendo
ligação com outras linguagens, tais como Teatro e Artes Visuais, tendo
como objetivos desenvolver setores como cognitivo e motor, memória
musical, percepção auditiva e rítmica. Conclui-se que os resultados
representam um diagnóstico sobre a situação do ensino de conteúdos relacionados à música dentro da disciplina artes, possibilitando, dessa maneira, a elaboração
de propostas para uma formação inicial de professores que atenda às necessidades e
peculiaridades da realidade específica das escolas.