A ESCOLA E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA

Autores

DOI:

10.46551/259498102020015

Palavras-chave:

Convívio. Democracia. Escola.

Resumo

Fazendo parte de um projeto de pesquisa que visa refletir sobre a educação e a convivência democrática, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a importância conferida pela escola para essa questão. Nessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados, além da literatura, dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras de uma escola pública de ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados, pode-se perceber envolvimento e preocupação das professoras com a questão da convivência, mas que as ações executadas neste sentido acabam sendo realizadas de aneira individuais e não contam com a coletividade do ambiente escolar para a reflexão sobre isso. Este estudo mostra que encarar e discutir sobre a questão da convivência escolar é algo extremamente necessário na atualidade. E, nesta direção, aponta-se para a escola como um dos espaços mais importantes para essa discussão, um lugar privilegiado para promover, desde cedo, uma convivência respeitosa e democrática.

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Biografia do Autor

Amanda Luiza Weiler Pasini, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana – UFN.

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana - UFN

Orientadora do trabalho. Doutora em Psicologia Social e Institucional. Professora do Curso
de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade
Franciscana – UFN.

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Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Pasini, A. L. W. ., & Zucolotto, M. P. da R. (2020). A ESCOLA E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. Revista Ciranda, 4(2), 17–27. https://doi.org/10.46551/259498102020015 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos