A ESCOLA E A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA
DOI:
10.46551/259498102020015Palavras-chave:
Convívio. Democracia. Escola.Resumo
Fazendo parte de um projeto de pesquisa que visa refletir sobre a educação e a convivência democrática, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a importância conferida pela escola para essa questão. Nessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados, além da literatura, dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras de uma escola pública de ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados, pode-se perceber envolvimento e preocupação das professoras com a questão da convivência, mas que as ações executadas neste sentido acabam sendo realizadas de aneira individuais e não contam com a coletividade do ambiente escolar para a reflexão sobre isso. Este estudo mostra que encarar e discutir sobre a questão da convivência escolar é algo extremamente necessário na atualidade. E, nesta direção, aponta-se para a escola como um dos espaços mais importantes para essa discussão, um lugar privilegiado para promover, desde cedo, uma convivência respeitosa e democrática.
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