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O DISCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE AULA-EVENTO

Autores

DOI:

10.46551/259498102020016

Palavras-chave:

Posição sujeito. Globalização. UTFPR

Resumo

A internacionalização é um movimento global que tem ocupado vários espaços no
mundo contemporâneo. Um desses espaços é a universidade, especificamente os
cursos de graduação e pós-graduação. Na Universidade Tecnológica Federal do
Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) não foi diferente, com a inserção de
editais de mobilidade estudantil internacional, duplo diploma, entre outros, o curso
de Licenciatura em Informática também se interessou pela oportunidade de cursar
parte da graduação no exterior e assim desenvolveu uma aula-evento junto à
disciplina de Comunicação Linguística. Para desenvolver essa pesquisa buscamos
em Michel Foucault a fundamentação teórica e analisamos a posição sujeito de dois
palestrantes envolvidos na chamada aula-evento. Como resultados verificamos que
um dos palestrantes assumiu a posição de sujeito acadêmico durante grande parte de
sua fala, o que demonstra que em sua experiência vivenciou mais a relação
universitária, enquanto o outro palestrante analisado se mostrou dividido em sua
função sujeito, por vezes se posicionou como acadêmico, por outras assumiu a
função profissional engenheiro ambiental que receberia uma oportunidade de
trabalho na Europa.

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Biografia do Autor

Henrique Almeida Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Graduando em Licenciatura em Informática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB).

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Doutora em Letras. Professora de magistério superior na Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)

Referências

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<<https://colunastortas.com.br/o-que-e-discurso/>>. Acesso em 24 maio de 2019.

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Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Santos, H. A., & Lingnau, C. M. (2020). O DISCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE AULA-EVENTO. Revista Ciranda, 4(2), 28–38. https://doi.org/10.46551/259498102020016 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos