LICENCIATURA NO CURSO DE PSICOLOGIA: PANORAMA NO SÉCULO XXI
DOI:
10.46551/259498102020017Palavras-chave:
Licenciatura em Psicologia. História da Psicologia. LDB. DCN. Ensino Superior.Resumo
O processo de hominização leva ao desenvolvimento do indivíduo no mundo. Percebe-se que a
aliança entre a Psicologia e a Educação promove o desenvolvimento da sociedade ao ampliar esse
processo. Desde seu reconhecimento enquanto profissão, no Brasil, em 1962, a Psicologia já
assumia a perspectiva da formação para modalidade da Licenciatura, porém com as mudanças nas
políticas educacionais, essa foi sendo esquecida. Não obstante, a partir da LDB de 1996, há a
retomada de tal modalidade educacional que passa a ganhar força no avançar do século XXI.
Nesse sentido, o presente artigo retoma a evolução da legislação das diretrizes curriculares de
graduação de Psicologia que tratam da Licenciatura no curso de Psicologia. A partir da discussão
documental, realizou-se o levantamento das IES que oferecem a opção de ênfase em licenciatura.
Tais dados foram buscados a partir dos respectivos cadastros de oferta de curso no e-MEC, e desse
da matriz de cada instituição. Como resultados verificou-se que 543 IES oferecem a graduação em
psicologia, dessas, conseguiu-se analisar as matrizes de 470 instituições. Dessas, verificou-se que
425 instituições não oferecem a Licenciatura em Psicologia em sua matriz curricular. As 45 que
ofertam levam a discussão sobre quais as dificuldades e empecilhos para tal implementação, assim
como a consideração da perda associada para a formação dos profissionais da Psicologia, assim
como para o desenvolvimento da sociedade em geral, que não tem a oferta de tais discussões na
formação de alunos da educação nos mais diversos níveis e modalidades de ensino.
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