ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES SOBRE A ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
DOI:
10.46551/259498102020018Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Língua Espanhola, Caracterização da escolaResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência propiciado pelo Estágio Curricular Supervisionado – etapa de caracterização da escola. Objetivou-se analisar a organização administrativa de uma escola de Montes Claros que oferece apenas o ensino fundamental e como esta atua no comportamento e desenvolvimento dos alunos. Para que esta pesquisa fosse realizada, a metodologia constituiu-se de observação da escola em diferentes momentos e leitura dos documentos que estruturam o funcionamento da instituição. Sob essa perspectiva, percebemos a importância do olhar do discente de Letras Espanhol acerca do seu posterior local de atuação profissional de forma a conhecer as particularidades da escola. Além disso, refletir sobre maneiras de implementar projetos que diminuam a distância entre universidade e escola a fim de que exista uma orientação clara frente a presença dos estagiários no ambiente escolar.
Downloads
Referências
COUTO, Ligia Paula. Didática da Língua Espanhola no Ensino Médio. São Paulo: Cortez,
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O Papel do Estágio nos Cursos de Formação de
Professores. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática
de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994. Cap. 3. p. 53-62.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o Estágio: Prática de Ensino na Formação de
Professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p.195-205, 2008.
Quadrimestral.
MACHADO, Paula. Os Catopês de Minas e suas Tradições ainda Marcam a História do Estado.
Disponível em: <<https://onorte.net/montes-claros/os-catop%C3%AA>>
Acesso em: 12 nov. de 2019.
RODRIGUES, Valéria Daiane Soares. Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na
Formação de Professores. Ciranda, Montes Claros, v. 1, n. 1, p.43-53, 2017. Anual.
UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol
da Universidade Estadual de Montes Claros, 2015.
VEJA como funciona o da Vinci, robô cirurgião de R$ 6 milhões. Setor Saúde: Tecnologia e
Inovação. 15 de maio de 2015. Disponível em: <https://setorsaude.com.br/veja-como-funcionao-da-vinci-robo-cirurgiao-de-r-6-milhoes/>. Acesso em: 24 de jul. de 2020
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-09-15 (2)
- 2020-09-10 (1)