FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES SOBRE OS SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Mânia Maristane Neves Silveira Maia Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes http://lattes.cnpq.br/2724512117715250
  • Luzia Leidjane Mendonça Fernandes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

10.46551/259498102020019

Palavras-chave:

Formação de Professores. Saberes teóricos e práticos. Pedagogia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa monográfica que foi realizada com professoras regentes do 1º ao 5º ano de três escolas da cidade de Paracatu - MG, e teve como principal objetivo em analisar os desafios e as possibilidades sobre os saberes teóricos e práticos no processo formativo do acadêmico de Pedagogia para o exercício da docência. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado no mês de Julho de 2019. A amostra contou com seis professoras efetivas da Rede Municipal de Paracatu. Para atingir o objetivo proposto foi feito uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, como: Imbernón (2001 e 2010); Libâneo (2005 e 2007) e Nóvoa (1991, 1992, 1997 e 2003). Após a realização da pesquisa, a análise e interpretação dos dados coletados foram feita a luz do referencial teórico. Por meio dessa pesquisa, foi possível compreender que os saberes teóricos abordados no curso de formação de professores, bem como os saberes práticos contribuem para uma prática pedagógica satisfatória.

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Biografia do Autor

Mânia Maristane Neves Silveira Maia, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação pela
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e Professora titular do
Departamento de Estágios e Práticas Escolares na UNIMONTES.

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Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Maia, M. M. N. S. ., & Fernandes, L. L. M. . (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES SOBRE OS SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA. Revista Ciranda, 4(2), 70–86. https://doi.org/10.46551/259498102020019 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos