FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES SOBRE OS SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO PROCESSO FORMATIVO DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA
DOI:
10.46551/259498102020019Palavras-chave:
Formação de Professores. Saberes teóricos e práticos. PedagogiaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa monográfica que foi realizada com professoras regentes do 1º ao 5º ano de três escolas da cidade de Paracatu - MG, e teve como principal objetivo em analisar os desafios e as possibilidades sobre os saberes teóricos e práticos no processo formativo do acadêmico de Pedagogia para o exercício da docência. Utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado no mês de Julho de 2019. A amostra contou com seis professoras efetivas da Rede Municipal de Paracatu. Para atingir o objetivo proposto foi feito uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, como: Imbernón (2001 e 2010); Libâneo (2005 e 2007) e Nóvoa (1991, 1992, 1997 e 2003). Após a realização da pesquisa, a análise e interpretação dos dados coletados foram feita a luz do referencial teórico. Por meio dessa pesquisa, foi possível compreender que os saberes teóricos abordados no curso de formação de professores, bem como os saberes práticos contribuem para uma prática pedagógica satisfatória.
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