A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA

Autores

  • Cristina M. Pescador Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Sintian Schmidt Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Palavras-chave:

Pensamento computacional. Letramento em codificação. Habilidades digitais. Cartografia.

Resumo

Este estudo se propôs a cartografar e identificar indícios de construção de pensamento computacional por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal no interior do Rio Grande do Sul. Durante alguns períodos, na aulas regulares desenvolvidas no laboratório de informática na educação (LIE), as crianças foram desafiadas a resolver problemas ora usando um robô programável, ora desenvolvendo atividades propostas no site “Hora do Código”, ora trabalhando em atividades de programação com o software Scratch. O método de investigação utilizado se baseia nos princípios de Pesquisa Cartográfica propostos por Kastrup, com base em Deleuze e Guattari. A análise dos movimentos dos estudantes na busca de soluções para os problemas apresentados é feita à luz dos conceitos de pensamento computacional (WING), letramento em codificação (DUDENEY et al) e habilidades digitais (PAPERT). Destaca-se como resultado o
desenvolvimento do processo de aprendizagem autônomo dos estudantes/crianças, e as evidências de abstração nas resoluções das atividades propostas, assim como se percebe a ação/pensamento coletivo das crianças quando desejam compartilhar com os colegas suas soluções, do seu jeito.

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Biografia do Autor

Cristina M. Pescador, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade de
Caxias do Sul, Doutora em Informática em Educação.

Sintian Schmidt, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora na Rede Municipal de Ensino e Assessora Pedagógica de Informática Educativa da
Secretaria Municipal da Educação em Caxias do Sul, Mestre em Educação.

Aline Silva De Bona, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Osório, Doutora em Informática em
Educação.

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Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Pescador, C. M. ., Schmidt, S. ., & Bona, A. S. D. . (2020). A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA. Revista Ciranda, 4(2), 95–113. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3245 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos