Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-09-10. Leia a versão mais recente.

ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIMONTES

Autores

  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Ciência da Religião. Ensino Religioso. Formação de Professores

Resumo

A temática proposta neste estudo representa um tema que ainda não foi
suficientemente estudado pela Ciência da Educação. Faltam cursos de licenciatura
correspondentes, e isso mostra o caráter desafiador e urgente de uma reflexão sobre a
formação dos professores de Ensino Religioso. Este estudo objetiva analisar os
paradigmas de formação docente que permeia o curso de Ciências da Religião da
Unimontes, para compreender as concepções que fundamentaram as propostas
pedagógicas, no período de 2001 a 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
realizada por meio de estudo exploratório, de cunho documental, de forma a
descrever o histórico do Curso de Ciências da Religião na Unimontes pela análise
dos Projetos Políticos Pedagógicos produzidos no período de 2001 a 2012, e atas
oficiais, que constituem parte integrante das práticas educacionais instrumentalizadas
por pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo utilizou-se de uma
entrevista semiestruturada, da qual participaram 21 professores e 4 coordenadores
que trabalham ou já trabalharam no curso durante esse período. A análise dos dados
qualitativos foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, fundamentado
em Bardin (2004). Os dados revelaram a importância do Curso de Ciências da
Religião na tentativa de romper paradigmas solidificados e propor novos locais e
formas de se pensar e estudar religião. Constatou-se, também, que os PPPs da forma
como estão organizados enfatizam o aprofundamento do saber específico da área,
ficando a formação do licenciando sob a responsabilidade de poucas disciplinas
pedagógicas. Entretanto, percebe-se uma tentativa de investir na licenciatura para
responder ao desafio de habilitar o profissional do Ensino Religioso, tendo a Ciência
da Religião como área de referência; portanto, a formação desses professores ainda é
desafio para instituições formadoras. O estudo poderá dar sua contribuição social ao
apontar caminhos para uma formação inicial de professores de ER, principalmente
no âmbito da Unimontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Ciências da Religião - PUC/SP - Professora da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - Curso Pedagogia.

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Versões

Como Citar

Andrade, R. C. R. . (2020). ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIMONTES. Revista Ciranda, 4(2), 134. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3247

Edição

Seção

Resumo Simples