ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNIMONTES
Palavras-chave:
Ciência da Religião. Ensino Religioso. Formação de ProfessoresResumo
A temática proposta neste estudo representa um tema que ainda não foi
suficientemente estudado pela Ciência da Educação. Faltam cursos de licenciatura
correspondentes, e isso mostra o caráter desafiador e urgente de uma reflexão sobre a
formação dos professores de Ensino Religioso. Este estudo objetiva analisar os
paradigmas de formação docente que permeia o curso de Ciências da Religião da
Unimontes, para compreender as concepções que fundamentaram as propostas
pedagógicas, no período de 2001 a 2012. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
realizada por meio de estudo exploratório, de cunho documental, de forma a
descrever o histórico do Curso de Ciências da Religião na Unimontes pela análise
dos Projetos Políticos Pedagógicos produzidos no período de 2001 a 2012, e atas
oficiais, que constituem parte integrante das práticas educacionais instrumentalizadas
por pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo utilizou-se de uma
entrevista semiestruturada, da qual participaram 21 professores e 4 coordenadores
que trabalham ou já trabalharam no curso durante esse período. A análise dos dados
qualitativos foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, fundamentado
em Bardin (2004). Os dados revelaram a importância do Curso de Ciências da
Religião na tentativa de romper paradigmas solidificados e propor novos locais e
formas de se pensar e estudar religião. Constatou-se, também, que os PPPs da forma
como estão organizados enfatizam o aprofundamento do saber específico da área,
ficando a formação do licenciando sob a responsabilidade de poucas disciplinas
pedagógicas. Entretanto, percebe-se uma tentativa de investir na licenciatura para
responder ao desafio de habilitar o profissional do Ensino Religioso, tendo a Ciência
da Religião como área de referência; portanto, a formação desses professores ainda é
desafio para instituições formadoras. O estudo poderá dar sua contribuição social ao
apontar caminhos para uma formação inicial de professores de ER, principalmente
no âmbito da Unimontes.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-09-15 (2)
- 2020-09-10 (1)