A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Adébora Brando Freitas de Melo Monção

Palavras-chave:

EAD, formação do Pedagogo, contribuição da formação docente

Resumo

O presente estudo intitulado “A educação a distância na formação do
pedagogo” teve como objetivo principal de estudo analisar a experiência
formativa de professores a partir da EaD e suas contribuições para a
formação do pedagogo. Buscou-se para isso: Identificar as
potencialidades e entraves da modalidade EaD; analisar a contribuição
da EaD e sua metodologia no processo de formação do pedagogo e
refletir sobre a educação a distância e suas contribuições para a formação
docente. A pesquisa procurou responder o seguinte problema: A EaD
contribui para o processo de formação no curso de pedagogia. A
metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é
caracterizada em qualitativa, adotando no processo investigativo a
pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de questionário de
questões fechada, numa turma de licenciatura em pedagogia em uma
instituição de ensino EaD do Município de Espinosa-MG. Dentre os
autores que darão base ao estudo estão: MAIA e MATTAR (2008),
FERREIRA (2000), ARRUDA E GONÇALVES (2005), GIOLO
(2008), BELLONI (2010). A análise de dados, realizada com base no
referencial teórico utilizado, mostrou que a EaD possibilita por meio das
TICs que alunos e professores estejam separados no espaço e no tempo
em que ocorre o ensino aprendizagem. E que para que ocorra a formação
do individuo nessa modalidade é preciso que este tenha autonomia e
precisão, junto ao professor-tutor que desempenha um papel importante
para utilização dos recursos midiáticos desse processo.

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Publicado

2020-01-14

Como Citar

Brando Freitas de Melo Monção, A. (2020). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Ciranda, 3(1), 1–1. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/335

Edição

Seção

Resumo Simples