Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-03-08. Leia a versão mais recente.

AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE)

Autores

  • Tatiane Gamarra Calonga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

10.46551/25949810202021002

Palavras-chave:

Psicologia da educação. Psicologia Histórico-Cultural. Materialismo histórico. Educação do campo. Formação de professores.

Resumo

Há carência de estudos no contexto brasileiro que dialoguem acerca da
Educação do Campo e a Psicologia Rural, por isso esta pesquisa aborda
as contribuições da Psicologia da Educação para a formação de
professores, a partir da Psicologia Histórico-Cultural articulada à
Educação do Campo. O objetivo geral é investigar as contribuições da
Psicologia da Educação à Educação do Campo, mediante a apresentação
do Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE). A metodologia
de pesquisa utilizada agregou a revisão bibliográfica e a exploração dos
dados, com a participação de 05 professores (as) que atuam ou atuaram
na Educação do Campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados
foram: vídeo, o PENeuroPsiE e um questionário no Google Forms. Foi
evidenciado a importância da inserção da Psicologia da Educação no
curso de formação de professores para atuar na Educação do Campo de
maneira interdisciplinar, reflexiva e articulada ao contexto, ou seja,
numa práxis pedagógica considerando uma reflexão acerca da realidade
dos estudantes e das escolas em contextos rurais. O material pedagógico
do PENeuroPsiE foi considerado relevante, inovador e motivador para o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores e apropriação dos
conhecimentos abordados. Contudo, há necessidade de adaptar os
recursos do PENeuroPsiE à realidade vivenciada pelos estudantes em
assentamentos de reforma agrária e a Pedagogia da Alternância. As
percepções dos professores sobre os materiais do PENeuroPsiE são
importantes para ajustes e sua validação ecológica. Os dados obtidos
colaboram com avanço, debates e reflexões sobre as contribuições da
Psicologia Histórico-Cultural e Psicologia Rural à Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Gamarra Calonga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Orientadora do trabalho, Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de
Brasília, é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e
compõe o quadro de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS.
É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão
(PPEI/CNPq/UFMS)

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel. A Psicologia da Educação

como um saber necessário para a formação de professores. Temas em psicologia, vol. 15, n.

, 41 - 55, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v15n1/06.pdf. Acesso em:

mar. 2020.

ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola:

Necessárias e adequadas. Paidéia FFCLRP-USP, Rib.Preto, fev/ago 1997. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X1997000100007. Acesso em: 19 mar. 2020.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história,

compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475,

dezembro de 2008. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de abril de 2020.

ARROYO, Miguel González. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In:

MOLINA, M. (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília:

Ministério do Desenvolvimento agrário, 2006.

BEZERRA, Delma Rosa dos Santos; SILVA, Ana Paula Soares da. Educação do Campo:

apropriação pelas professoras de uma escola de assentamento. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 3, setembro/dezembro de 2018. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018032108. Acesso em: 21 mai. 2020.

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As dimensões da Educação do Campo. Revista

do Centro de Educação, vol. 41, núm. 1, enero-abril, 2016, pp. 183- 195. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17979. Acesso em: 08 mai. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia

científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LANDINI, Fernando. La noción de psicología rural y sus desafios en el contexto

Latinoamericano. In: LANDINI, Fernando (Org.). Hacia una psicología rural latinoamericana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO. 2015, pp.21-34. E-Book.

Disponível em:

<http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libr

o_terminado.pdf>. Acesso em: abr. 2020.

MARTINS, Lígia Márcia. As contribuições da psicologia histórico cultural para a Educação

do Campo. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, 3(2), pp. 86 a

, dezembro, 2014. Disponível em:

<http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4594 >. Acesso em: dez. 2017.

MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. A pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do

marxismo na educação e a crítica à formação por competências. Revista de Educação PUCCampinas, Campinas, n. 23, p. 45-53, novembro 2007. Disponível em: http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/168. Acesso em: 08 mai. 2020.

MONTEIRO, Rosa Cristina. Educación y ruralidades contemporáneas. Aportes psicológicos

para el debate. In: Landini, Fernando (Org.) Hacia una psicología rural latino-americana.

a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2015, pp.103-106. E-Book.

Disponível em:

http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libro

_terminado.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.

MORETTI, Vanessa Dias; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; RIGON, Algacir José. O

humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural.

Psicol. Soc., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 477-485, dez. 2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.

MURTAGH, Sofía. La educación en el ámbito rural. Desafíos para la psicología. In: Landini,

Fernando (Org.). Hacia una psicología rural latino-americana. Ciudad Autónoma de

Buenos Aires: CLACSO, 2015. pp.283-292. E-Book. Disponível em:

http://www.comunidadeslatinoamericanas.uchile.cl/noticias/hacia_una_psicologia_rural_libro

_terminado.pdf. Acesso em: 13 mai. 2020.

NETO-BEZERRA, Luiz. Educação do Campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR

On-line, Campinas, n.38, p. 150-168, jun.2010. Disponível em:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639696. Acesso em: 12 mai. 2020.

PASQULINI, Juliana Campregher; MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. Em defesa da escola:

uma análise histórico-crítica da educação escolar. Educação em Revista, Marília, v. 9, n. 1,

p. 77-92, 2008. Disponível em:

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/627/510.

Acesso em: 15 mai. 2020.

PIANOVSKI, Regina Bonat. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as

contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 225f.Tese

(Doutorado) – Universidade Tuiuti do Paraná: Curitiba, 2017. Disponível em:

<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabal

hoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5020152>. Acesso em: jan. 2018.

SANT`ANNA, Patrick Ronan; GEBER, Saulo Pfeffer; TETU, Viviane. Contribuições da

psicologia da educação: Percepção de professores do ensino fundamental I. Psic. da Ed., São

Paulo, 49, 2º sem. de 2019, pp. 79-87. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752019000200009.

Acesso em: 14 abr. 2020.

SANTANA, Maria Luzia da Silva. Contributos e desafios da psicologia para a Educação do

Campo. Revista ESPACIOS, vol. 40 (Nº 23), 2019. s/p. Disponível em:

https://www.revistaespacios.com/a19v40n23/19402329.html > Acesso em: 13 de março de

SANTANA, Maria Luzia da Silva. Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE): um

recurso pedagógico para aprendizagem de neurociências e processos psicológicos superiores a

partir da psicologia sócio-histórica cultural. Vozes dos Vales, v. 15, p. 1-12, 2019a.

Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/05/Maria0102.pdf

Acesso em: 13 de março de 2020.

SILVA, Cleânia de Sales; NASCIMENTO, Adriana Loiola do. Papel da Psicologia da

Educação na formação docente: o que pensam os alunos do plano nacional de formação de

professores da educação básica / universidade federal do Piauí. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí,

Teresina, v. 1, n. 1, p. 107-129, jul. / dez. 2013. Disponível em:

https://ojs.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/1512. Acesso em: 15 mai. 2020.

SOUZA, Daniel Cerqueira de; DUQUE, Andrews do Nascimento; COELHO, Ingrid

Mesquita. Contribuições da psicologia aos contextos educacionais. RECH- Revista Ensino

de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar on line, vol. i, número

, jan-jun, 2018, p. 192-221. Disponível em:

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4763. Acesso em: 14 abr. 2020.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção

científica. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set. /dez. 2008. Disponível

em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.

ZUCOLOTO, Marcele Pereira da Rosa. Contribuições da psicologia a educação básica e o

problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa. Rev. HISTEDBR On line,

Campinas, v.18, n.4 [78], p.1195-1208, out. /dez. 2018. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652472. Acesso em: 10

mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Versões

Como Citar

Calonga, T. G., & Santana, M. L. da S. (2021). AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE). Revista Ciranda, 5(1), 17–38. https://doi.org/10.46551/25949810202021002

Edição

Seção

Artigos