EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2013 – 2017)
DOI:
10.46551/259498102021003Palavras-chave:
0 a 3 anos. Creche. Educação InfantiResumo
Este artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa desenvolvida em nível de
mestrado acadêmico, que buscou-se descrever, discutir e analisar saberes e
fazeres de uma professora de bebês na Educação Infantil. Assim, indo ao
encontro do movimento historicamente recente de reconstrução do perfil dessa
etapa educacional, busca-se investir na reflexão e construção de conhecimento
sobre a educação da Primeiríssima Infância, enquanto primeiro e primordial
espaço de formação humana. Neste sentido, este estudo, que se caracteriza
como bibliográfico, se propôs a realizar um levantamento da produção
científica recente em Educação Infantil, mais especificamente o segmento
creche (0 a 3 anos), estabelecendo diálogos sobre os indicativos dessa
produção, contribuindo, assim, para a reflexão e construção de produção
científica e teórica sobre esse contexto tão essencial e complexo. Por meio da
pesquisa, foi possível inferir que houve aumento significativo nas pesquisas na
área, o que tem permitido a construção de novos conhecimentos sobre a
educação da Primeiríssima Infância, bem como possibilitado o debate de
questões específicas e desafios desse contexto. Finalmente, defende-se a
relevância de pesquisas que tragam à tona as diferentes questões e temáticas da
Educação Infantil para as crianças de até 3 anos, uma vez que há, ainda, muito
a ser feito, pesquisado, construído e aprendido, tanto por profissionais da área
como por pesquisadores que têm a educação de bebê e crianças bem pequenas
como foco.
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