A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE NARRATIVAS ESCRITAS POR UMA PROFESSORA

Autores

  • Ana Carolina Ferreri Martins Universidade Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

10.46551/259498102021004

Palavras-chave:

Educação Infantil; Leitura; Literatura Infantil

Resumo

O objetivo do artigo é analisar leitura literária na Educação Infantil em
seus aspectos teóricos e práticos, por meio de narrativas escritas de uma
professora. O estudo (2019-2020) foi elaborado por meio de uma
pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como procedimento
duas narrativas escritas por uma professora de uma turma de 5 anos, em
uma escola de Educação Infantil de Tubarão, SC. Explora questões
práticas e teóricas sobre a leitura literária em atividades da criança com
os objetos da escrita, especificamente, livros de literatura infantil. O
artigo evidencia o distanciamento entre os aspectos teóricos da leitura
literária em relação às práticas pedagógicas da professora participante da
pesquisa. Conclui-se que é preciso, na Educação Infantil, organizar as
condições para a vivência da criança com a leitura literária como espaço
de partilhas e relações que possibilitem as interações das crianças com a
leitura literária no cotidiano.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreri Martins, Universidade Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graduação em Pedagogia, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação (UNESP), Pós-Doutoramento em Educação (Universidade de Évora, Portugal), Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Martins, A. C. F., & Bortolanza, A. M. E. (2021). A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE NARRATIVAS ESCRITAS POR UMA PROFESSORA. Revista Ciranda, 5(1), 57–76. https://doi.org/10.46551/259498102021004

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