A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE NARRATIVAS ESCRITAS POR UMA PROFESSORA
DOI:
10.46551/259498102021004Palavras-chave:
Educação Infantil; Leitura; Literatura InfantilResumo
O objetivo do artigo é analisar leitura literária na Educação Infantil em
seus aspectos teóricos e práticos, por meio de narrativas escritas de uma
professora. O estudo (2019-2020) foi elaborado por meio de uma
pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como procedimento
duas narrativas escritas por uma professora de uma turma de 5 anos, em
uma escola de Educação Infantil de Tubarão, SC. Explora questões
práticas e teóricas sobre a leitura literária em atividades da criança com
os objetos da escrita, especificamente, livros de literatura infantil. O
artigo evidencia o distanciamento entre os aspectos teóricos da leitura
literária em relação às práticas pedagógicas da professora participante da
pesquisa. Conclui-se que é preciso, na Educação Infantil, organizar as
condições para a vivência da criança com a leitura literária como espaço
de partilhas e relações que possibilitem as interações das crianças com a
leitura literária no cotidiano.
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