JOGOS MATEMÁTICOS COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
DOI:
10.46551/259498102021009Palavras-chave:
Jogos; Aprendizagem; Lúdico.Resumo
O tema do presente artigo é, Educação matemática: contribuições dos
jogos no processo ensino aprendizagem. A problemática da pesquisa
busca compreender se a forma que vem sendo utilizado os jogos para
ensinar a matemática no ensino fundamental da escola X, no primeiro
semestre de 2012, vem sendo adequada a aprendizagem desta disciplina.
Desta forma vale salientar que a hipótese antes de realizar a pesquisa
era: a forma que vem sendo utilizado os jogos para ensinar a matemática
no ensino fundamental da escola X, no primeiro semestre de 2012, vem
sendo adequada a aprendizagem desta disciplina. A metodologia adotada
fundamentou-se em uma visão qualitativa da pesquisa e a
operacionalização da mesma envolveu uma pesquisa bibliográfica
baseada nos autores: Kishimoto (2006), Smole (2000), Vigotsky (1989),
Piaget (1998), Oliveira (2000), Araújo (1992), Moyles (2006), Fantin
(2000), Dante (1991,2005), Santos (2002), PCNs (1997). E uma
pesquisa de campo que foi concretizada por meio da realização de uma
entrevista estruturada, através da qual foram indagados uma amostra de
cinco professores da escola x sendo que estes sujeitos compõem um
universo de doze professores. Baseando-se nos estudos sobre o uso dos
jogos no ensino da matemática e em resultados da pesquisa com os
indagados pode se compreender que a forma que vem sendo utilizados
de jogos para realizar o ensino aprendizagem da matemática na escola x
contribui para o desenvolvimento da autonomia do raciocínio
matemático pela criança e ainda possibilita a realização de planejamento
de ações projeções de soluções para situações novas, criando estratégias
próprias para sua resolução, desenvolvendo a imaginação e a
criatividade.
Downloads
Referências
BAUER, M. W; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual
prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
DOUGHERTY, D. The maker movement, 2012a. Disponível em:
<<https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/INOV_a_00135>>. Acesso: 11 mar.
DOUGHERTY, D. Learning by making: American kids should be building rockets and
robots, not taking standardized tests, 2012b. Disponível em:
<<https://slate.com/technology/2012/06/maker-faire-and-science-education-american-kidsshould-be-building-rockets-and-robots-not-taking-standardized-tests.html>>. Acesso em: 30
set. 2020.
EDUKAMAKER. Somos uma startup de robótica educacional. Disponível em:
<<http://edukamaker.com.br/quem-somos/>>. Acesso em: 30 set. 2020.
EDUKAMAKER. A Edukamaker, a cultura maker solucionando problemas! Disponível
em: <<https://www.instagram.com/edukamaker/>>. Acesso em: 30 set. 2020.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org e trad. Roberto Machado. 25ª.ed. Rio de
Janeiro: Edições Graal, 2008.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-03-16 (2)
- 2021-03-08 (1)