EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ATUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIMONTES NO PROGRAMA BIOTEMAS (2018)
DOI:
10.46551/259498102021011Palavras-chave:
Biotemas. Extensão. Ensino Formação Docente. Universidade.Resumo
O Programa Biotemas tem como objetivo integrar a comunidade
acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – e
a educação básica, operacionalizando a partir da compreensão do tripé
ensino, pesquisa e extensão, isto é, proporcionar aos acadêmicos dos
diversos cursos a integração entre a Comunidade, no caso desse
programa a educação básica, e a Universidade, possibilitando a
realização e produção do conhecimento, no processo ensinoaprendizagem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender
a atuação do curso de Geografia – Licenciatura no Fórum Biotemas, no
ano de 2018, ressaltando o ensino dessa na educação básica. Para tanto,
utilizaram-se como metodologia o levantamento e análises dos dados do
Programa Biotemas no ano de 2018, verificando os temas abordados nas
oficinas realizadas pelos acadêmicos do supracitado curso, em uma
pesquisa estado da arte. A pesquisa aponta a aplicação de temas
voltados, especialmente, à Geografia Física, a saber: Cartografia,
Geoprocessamento, Geologia e Biomas. Ademais, vale destacar que o
Biotemas se apresenta como estratégico e relevante para a formação do
futuro professor, dado que proporciona o contato do acadêmico com o
universo escolar, preparando-o para o mundo de trabalho e seus
meandros socioeducacionais, políticos, econômicos, culturais dentre
outros.
Downloads
Referências
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de
ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, F.; PAQUAY, L.; ALTET, M.;
CHARLIER, E (Orgs.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais
competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. pp. 23-35.
ANDES. Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Proposta do ANDES-SN
para a Universidade Brasileira, n° 2, 3ª ed. Brasília/DF, 2003.
BIOTEMAS UNIMONTES. Programa Biotemas. Página inicial. Disponível em:
<https://biotemasunimontes.com/>. Acesso em: Acesso em: 8 de set. 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de
Brasília, DF: Presidência da República, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 24 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Fórum de PróReitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade Federal de Minas
Gerais – PROEX, 2017.
CANDAU, V. M. et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2ª ed. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1995.
CASTRO, C. M. Desventuras do ensino médio e seus desencontros com o
profissionalizante. In: VELOSO, F.; PESSÔA, S.; HENRIQUES, R.; GIAMBIAGI, F.
(Orgs.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier,
pp. 145-169.
CAVALCANTE, J. Evolução do ensino Superior-graduação – 1980/1998. Brasília:
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
CASTELLAR, S. J. V. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. Portugal: Porto Editora, 1995.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M.
Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades
circunvizinhas. In.: Educação em Revista, v. 28, n 4., pp. 169-193.
FONSECA, G. S; OLIVEIRA, I. C. Contribuições do curso de Geografia no Fórum de
Biotemas na Educação Básica. In.: Intercâmbio, Montes Claros, v. 4, n. 1, pp. 80-91, 2013.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 7ª edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1983.
GARCIA, B. R. Z. Garcia, Berenice Rocha Zabbot. The contribution of the university
extension for teacher’s education. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
GIRARDI, G. A Cartografia no Ensino Superior de Geografia: Desafios e Possibilidades. In.:
Boletim de Geografia, Universidade Estadual de Maringá, ano 19, nº 2, pp. 29, 2001.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza.
ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LOPES, E. P.; COSTA, W. N. G. Contribuições da extensão universitária à formação
docente. In.: [Anais...] Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo- SP, 2016.
LEITE, M. E; PEREIRA, M A. M. Expansão territorial e os espaços de pobreza na cidade de
montes claros. In.: [Anais...] do X Encontro de Geógrafos da América Latina, Universidade
de São Paulo, 2005
MARIN, I. S. K. Sujeito – desamparo e violência. In.: [Anais...] III Congresso de
Psicopatologia Fundamental. Painel: Violência, dor, desamparo. São Paulo, abril de 1998.
MOITA, F. M. G. S.; DE ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de
indissociabilidade na pós-graduação. In.: Revista brasileira de educação, v.14, n.41, pp.
-393, 2002.
NAP UNIMONTES. Projeto do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania.
Página inicial. Disponível em: <http://www.nap.unimontes.br/index.php/projeto-nap.html>.
Acesso em: Acesso em: 8 de set. 2020.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. In.:
Revista Extensão da UFMG; v. 1, n. 1, p. 05-23, jul. /nov. 2013.
PENIN, S. T. S. Profissão docente. Salto para o futuro. In.: Revista Educação Crítica, Rio
de Janeiro, v. 19, n. 14, out. 2009a.
PONTUSCHKA, N.N.; PAGANELLI, T; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender
Geografia. 3ª ed. Editora Cortez. São Paulo, 2009.
PORTAL MEC. Ministério da Educação. Página inicial. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: Acesso em: 8 de set. 2020.
PORTO, A.P. O Mapa Como Recurso Didático: Uma Reflexão Sobre seu Papel de
Instrumento Para o Ensino de uma Geografia Crítica e Análise de seu Objeto de Estudo. In.:
Boletim de Geografia, Universidade Estadual de Maringá, ano 19, nº 2, 2001.
RAYS, O. A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. In.: Revista
Cadernos de Educação Especial, n. 21, 2003, pp. 71- 85.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e
emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ,
Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas:
Papirus, 2001. pp. 11-26.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985.
Tendências e correntes da educação no Brasil. In: MENDES, D. T. (Coord.). Filosofia da
educação brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1987. pp.19-47.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no
contexto brasileiro. In.: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, pp.
-155, abr. 2009.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, M. A.; FONSECA, S. G. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. In.:
Revista Brasileira de História, v. 30, p. 13-33, 2010.
SILVA, M. F. da. MENDOZA, C. C. G. A importância do ensino, pesquisa e extensão na
formação do aluno do Ensino Superior. In.: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do
Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020.
VIDAL, V. C. C.; ALVES, R de C. Programas e Projeto de extensão da Universidade
Estadual de Montes Claros (Unimontes): contribuições do PIBID, RP e NAP na formação
inicial docente. In.: Revista Intercâmbio - vol. XVII, pp. 001-17, 2020.