A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E INCLUSIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

10.46551/259498102021017

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Contação de histórias. Deficiência Intelectual

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo compartilhar uma experiência com uso da contação de histórias para alunos com Deficiência Intelectual que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais para fazer o Atendimento Educacional Especializado - AEE, em uma escola da rede municipal de ensino de São Luís. A natureza deste estudo é um relato de experiência permeada de análises e discussões tecidas na relação: contação de histórias - prática inclusiva - alunos com Deficiência Intelectual, categorias levantadas e aprofundadas teoricamente por bibliografias nacionais e internacionais como: Coelho (2000), Abramovich
(2002), Bettelheim (2002), Sartoretto e Bersh (2010), Vigotski (1997, 2007) dentre outros autores. Os resultados obtidos na aplicação dessa estratégia apontaram uma ampliação no vocabulário dos alunos, atenção, memória e concentração durante a realização das tarefas pós-contação denominadas de atividades geradoras, potencialização da oralidade, criatividade nas tarefas aplicadas envolvendo a escrita, interesse pelos livros e sobretudo, a interação social com os colegas e elevação da autoestima. Conclui que a utilização da contação de histórias como estratégia mediadora para o desenvolvimento cognitivo e funcional do aluno com Deficiência Intelectual no AEE é uma prática que se direciona tanto para a formação leitora como inclusiva desse aluno no contexto escolar, de vida e social de forma geral. 

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Biografia do Autor

Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Educação Inclusiva, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia. Professora do Atendimento Educacional Especializado nas redes pública de ensino estadual e municipal de São Luís, Maranhão.

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Publicado

2021-05-09

Como Citar

Santos, L. de J. B. S. dos. (2021). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E INCLUSIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Ciranda, 5(2), 88–102. https://doi.org/10.46551/259498102021017

Edição

Seção

Artigos