A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA EDUCAÇÃO PÓS-CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DO EMPREENDEDORISMO, INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Geiza Gláucia Zeferino Viegas
  • Lídia Costa
  • Vagner Luciano de Andrade

DOI:

10.46551/259498102021019

Palavras-chave:

Estágio; Empreendedorismo; Inclusão; Interdisciplinaridade; Sustentabilidade

Resumo

A prática escolar pós-contemporânea, fundamenta-se em questões e temáticas, cada vez, mais diferenciadas como: Empreendedorismo, Inclusão, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade, que por sua vez precisam ser revistas desde a formação na licenciatura até sua percepção e aplicação no contexto escolar. Vê-se que os pensamentos teóricos aprendidos no decorrer dos cursos de Licenciatura promovem uma visão reflexiva incompleta em relação à escola. Este texto tem como finalidade debater sobre a contribuição do estágio curricular obrigatório supervisionado como ferramenta necessária à construção
e formação do licenciado. Embasado na Educação do Século XXI, metodologicamente utilizou-se de uma revisão bibliográfica vertendo para quatro pilares Empreendedorismo, Inclusão, Interdisciplinaridade e Sustentabilidade. Neste sentido, o estágio curricular obrigatório é essencial para a didática do futuro professor ao possibilitar o entendimento sobre questões relacionadas ao ambiente escolar atual como a rotina, as atividades extracurriculares, o planejamento, dentre outros aspectos. Desse modo, é relevante a discussão sobre o estágio curricular obrigatório nos cursos de Licenciatura, visto que no universo acadêmico têm-se estudos e compartilhamentos de ideias integradas à vivência temática da prática, sendo necessário um aprofundamento e reflexão sobre à futura atuação pedagógica empreendedora, inclusiva, interdisciplinar e sustentável. 

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Biografia do Autor

Geiza Gláucia Zeferino Viegas

Licenciada em Letras (PUC-Minas). Graduada em Pedagogia (UNICESUMAR - EAD). Pósgraduada em Neuropsicopedagogia (FAMARC). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UNICESUMAR - EAD). Docente na rede pública municipal de Contagem e na rede particular de Belo Horizonte.

Lídia Costa

Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Sociais e Humanidades
(FaE/UFMG) e licenciada em Letras/LIBRAS (FIAR). Pós-graduada em Educação Especial e
Inclusiva (FANAN).

Vagner Luciano de Andrade

Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH/2007), Licenciado em
História (UNICESUMAR/2018) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem
Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e
Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas
(FIAR/2018), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR/2019) e especialista na área
de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão,
Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino
de Ciências Biológicas).

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Publicado

2021-05-09

Como Citar

Viegas, G. G. Z., Costa, L., & Andrade, V. L. de. (2021). A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA EDUCAÇÃO PÓS-CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DO EMPREENDEDORISMO, INCLUSÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Revista Ciranda, 5(2), 136–151. https://doi.org/10.46551/259498102021019

Edição

Seção

Artigos