REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA DE AÇÃO

Autores

  • Liliane de Deus Barbosa
  • José Antônio Souza de Deus

Resumo

A Geografia, assim como outras matérias, tem encontrado dificuldades para se adequar às mudanças da sociedade globalizada. Esse artigo introduz uma discussão sobre a relevância e a necessidade da adequação das aulas aos novos paradigmas do ensino e mais especificamente, às transformações no âmbito da Geografia Escolar. Posteriormente, apresenta a cultura como um conteúdo da Geografia e compartilha uma experiência prática de ensino de Geografia relacionada à problematização sobre duas categorias conceituais de análise centrais: Região e Cultura, aplicada em uma escola estadual na cidade Sete Lagoas, em Minas Gerais. O objetivo principal é discutir os fatores que levam ao fracasso escolar na abordagem de tais conceitos no momento histórico atual e apresentar um exemplo de proposta de sequência didática aplicada e bem sucedida que poderia se contrapor a essa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

de Deus Barbosa, L. ., & Antônio Souza de Deus, J. (2020). REFLEXÕES METODOLÓGICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA DE AÇÃO. Revista Ciranda, 2(1), 03–13. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/427

Edição

Seção

Artigos