EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Ednéa do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Brendo Bentes Gemarque Universidade Federal Oeste do Pará

DOI:

10.46551/259498102021023

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Ensino Remoto, Sala de Aula

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões sobre a inovação na metodologia e no ensino da Geografia em relação a educação inclusiva de pessoas com deficiência mediante a relatos de experiências de sala de aula de professores no ambiente escolar e no ensino remoto, do município de Oriximiná – PA. A pesquisa resulta de uma análise bibliográfica, autores como: Preti (1996), Paulo Freire (1979), Bueno (1999), Camargo (2006; 2016), Pontuschka et al (2007) e Miranda e Mourão (2010) dialogando com temática abordado e a partir de coleta de dados de entrevistas mediatizado pelas ferramentas do Google forms e do Google Meet realizado no segundo semestre de 2020, com 3 (três) professores, sendo dois lecionando no Ensino Fundamental I e o outrem no Ensino Fundamental II. Neste sentido, a necessidade de se repensar em fazer Geografia em sala de aula recorrendo a matérias recicláveis, a objetos disponíveis de fácil acesso, de referências vivenciadas, de conhecimento empírico e cientifico mostrando um contínuo ensino aprendizagem do docente lecionado e do aprendiz em sala de aula. Ainda, o estudo aponta para questões multissensorial do educando, bem como a quebra de paradigma da percepção das pessoas com deficiência e que as práticas sejam concomitantes com as peculiares de cada indivíduo.

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Biografia do Autor

Brendo Bentes Gemarque, Universidade Federal Oeste do Pará

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Oeste do Pará.

Referências

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

do Nascimento Carvalho, E., & Bentes Gemarque, B. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista Ciranda, 5(3), 27–33. https://doi.org/10.46551/259498102021023

Edição

Seção

Educação Inclusiva