POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM QUIRINÓPOLIS-GO
DOI:
10.46551/259498102021026Palavras-chave:
Políticas Públicas, docência, empoderamentoResumo
O presente estudo é resultado parcial da pesquisa de mestrado que analisou dois cursos de formação continuada para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Município de Quirinópolis-Go, entre os anos 2017 a 2019. “Diretrizes e Reflexão das Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (2017)” e “As novas práticas pedagógicas na Perspectiva da Inclusão Escolar (2018)”. Uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, natureza básica, de objetivo exploratório, com análises de dados realizada à luz da Análise do Discurso em Foucault. Para tanto, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, com quatro professoras de AEE de diferentes redes e contexto. Buscou-se analisar a repercussão dos cursos na percepção dos egressos quanto a prática pedagógica, bem como avaliação e indicações. Os resultados sugeriram que: a) existe uma perspectiva de controle e exceção nas práticas discursivas dos sujeitos da pesquisa, desdobramentos das orientações dos setores reguladores e orientados do Estado de Goiás; b) a existência de uma força revigorante do modelo de segregação, apesar de a legislação vigente estar enraizada em propostas de mudanças, que não ocorreram; e c) se a luta for esvaziada, os retrocessos poderão ser ainda maiores, regredindo à existência de espaços segregadores, sendo, portanto, importante a manutenção dos cursos na perspectiva de problematização e luta por uma Educação que promova a autonomia e a independência dos sujeitos, de superação da busca pela normalização das pessoas e de se estabelecer como meta diária a prática de se analisar os próprios discursos quanto à prática pedagógica no exercício da docência e valoração das diferenças
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