RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS
DOI:
10.46551/259498102021028Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, inclusão, surdo, recursos visuaisResumo
A inclusão prevê a inserção de todos os estudantes nas classes regulares. Assim, os alunos, independentemente das deficiências que apresentam, devem ter igual tratamento nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é descrever a experiência vivenciada na escola, no que tange as estratégias que atendem aos alunos surdos. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico e documental. Foi relatada uma experiência, com base em sugestões de metodologias de ensino de Geografia que proporcionem um processo de ensino e aprendizagem mais satisfatório. São elas: utilização de esquemas, infográficos e aplicativos de realidade em 3D. O trabalho conjunto do professor regente e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi de crucial importância para que a inclusão realmente acontecesse. Como professor regente, tentamos identificar as necessidades da aluna e buscamos auxílio junto à professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, que sugeriu o uso de recursos visuais diversos, a fim de estimular a aluna surda. Essas estratégias foram se suma importância, pois toda a turma foi beneficiada, com aulas mais dinâmicas e interativas.
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