RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Fernanda Santos Pena Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Rosiane Correa Guimarães Universidade Federal de Jataí – UFJ

DOI:

10.46551/259498102021028

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, inclusão, surdo, recursos visuais

Resumo

A inclusão prevê a inserção de todos os estudantes nas classes regulares. Assim, os alunos, independentemente das deficiências que apresentam, devem ter igual tratamento nos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é descrever a experiência vivenciada na escola, no que tange as estratégias que atendem aos alunos surdos. A metodologia utilizada se resume em levantamento bibliográfico e documental. Foi relatada uma experiência, com base em sugestões de metodologias de ensino de Geografia que proporcionem um processo de ensino e aprendizagem mais satisfatório. São elas: utilização de esquemas, infográficos e aplicativos de realidade em 3D. O trabalho conjunto do professor regente e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi de crucial importância para que a inclusão realmente acontecesse. Como professor regente, tentamos identificar as necessidades da aluna e buscamos auxílio junto à professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, que sugeriu o uso de recursos visuais diversos, a fim de estimular a aluna surda. Essas estratégias foram se suma importância, pois toda a turma foi beneficiada, com aulas mais dinâmicas e interativas.

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Biografia do Autor

Fernanda Santos Pena, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Prefeitura Municipal de Uberlândia

Rosiane Correa Guimarães, Universidade Federal de Jataí – UFJ

Doutoranda em Geografia, pela Universidade Federal de Jataí – UFJ

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Santos Pena, F., & Correa Guimarães, R. (2021). RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS. Revista Ciranda, 5(3), 73–84. https://doi.org/10.46551/259498102021028

Edição

Seção

Educação Inclusiva

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